Acerca do procedimento licitatório, assinale a opção correta.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
a) Certo:
Trata-se de afirmativa que conta com expresso apoio na norma do art. 19, III, da Lei 8.666/93, que abaixo transcrevo:
"Art. 19. Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras:
(...)
III - adoção do procedimento licitatório, sob a modalidade de concorrência ou leilão."
Logo, eis aqui a opção acertada.
b) Errado:
Na verdade, prevalece amplamente na doutrina e jurisprudência entendimento segundo o qual a adjudicação do objeto licitado não cria para o vencedor um direito subjetivo à celebração do contrato, mas sim mera expectativa de direito a ser contratado, bem como um direito de preferência em relação aos demais participantes da disputa. Em poucas palavras, se a Administração deliberar por realizar a contratação, deverá convocar o licitante vencedor, necessariamente, para assinar o contrato.
c) Errado:
A presente assertiva diverge substancialmente da norma do art. 23, §4º, da Lei 8.666/93, cujo teor é o seguinte:
"Art. 23 (...)
§ 4o Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência."
d) Errado:
Em rigor, a responsabilidade dos integrantes do consórcio é solidária, o que vale tanto para a fase de licitação quanto para o momento de execução do contrato, conforme preceitua o art. 33, V, da Lei 8.666/93, verbis:
"Art. 33. Quando permitida na licitação a participação de empresas em consórcio, observar-se-ão as seguintes normas:
(...)
V - responsabilidade solidária dos integrantes pelos atos praticados em consórcio, tanto na fase de licitação quanto na de execução do contrato."
e) Errado:
Ao contrário do sustentado nesta opção, o pregão não estabelece limita máximo de valor, podendo ser utilizado qualquer que seja o valor estimado da contratação, desde que se trate da aquisição de bens ou serviços comuns.
No ponto, eis o teor do art. 1º do Decreto 3.555/2000, que regulamenta tal modalidade licitatória:
"Art. 1º Este Regulamento estabelece normas e procedimentos relativos à licitação na modalidade de pregão, destinada à aquisição de bens e serviços comuns, no âmbito da União, qualquer que seja o valor estimado."
Gabarito do professor: A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) Correta, Lei 8666, Art. 19. Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras:
(...)
III - adoção do procedimento licitatório, sob a modalidade de concorrência ou leilão.
Letra C (errada)- Quem pode mais pode menos, segundo as faixas de valores para a modalidade de licitação temos em ordem crescente: CONVITE, TOMADA DE PREÇO E CONCORRÊNCIA. Assim não seria leilão e sim tomada de preço.
Letra D (errada)- Respondem solidariamente.
Só para complementar:
Letra C: Lei 8.666/93, art. 23, § 4o:
"Nos casos em que couber convite, a Administração poderá utilizar a tomada de preços e, em qualquer caso, a concorrência."
Letra D: Lei 8.666/93, art. 33, V:
Art. 33. Quando permitida na licitação a participação de empresas em consórcio, observar-se-ão as seguintes normas: V - responsabilidade solidária dos integrantes pelos atos praticados em consórcio, tanto na fase de licitação quanto na de execução do contrato.
Art. 19. Os bens imóveis da Administração Pública, cuja aquisição haja derivado de procedimentos judiciais ou de dação em pagamento, poderão ser alienados por ato da autoridade competente, observadas as seguintes regras:
I - avaliação dos bens alienáveis;
II - comprovação da necessidade ou utilidade da alienação;
III - adoção do procedimento licitatório, sob a modalidade de concorrência ou leilão
Fiquei em dúvida na letra A por causa do (independente do seu valor). Alguem pode esclarecer?
Grata. ;)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo