Em uma aplicação distribuída que possua uma camada de objeto...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q491601 Arquitetura de Software
Em uma aplicação distribuída que possua uma camada de objetos de negócio localizada no servidor da aplicação, há a necessidade de comunicação entre processos que estão sendo executados nas máquinas cliente e servidora. Para implementar essa comunicação, é possível o uso do padrão Fachada Remota (Remote Facade), do catálogo P of EAA. Nesse contexto, considere as afirmações a seguir.

O uso do padrão Fachada Remota para intermediar chamadas a processos em execução por um servidor de aplicações, a partir de um cliente fisicamente remoto, aumenta o desempenho da aplicação

                        PORQUE


Uma característica do objeto Fachada Remota é que ele implementa parte da lógica de negócio no lado cliente, o que diminui a quantidade de chamadas necessárias ao servidor.

Analisando as afirmações, conclui-se que
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e entender a solução.

Alternativa correta: C - a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

A primeira afirmação diz que o uso do padrão Fachada Remota (Remote Facade) para intermediar chamadas a processos em execução por um servidor de aplicações, a partir de um cliente fisicamente remoto, aumenta o desempenho da aplicação. Esta afirmação é verdadeira porque o padrão Fachada Remota é projetado para simplificar a comunicação entre o cliente e o servidor. Ele age como um ponto de entrada único para serviços no servidor, reduzindo a complexidade das interações e minimizando o número de chamadas de rede, o que pode, de fato, melhorar o desempenho da aplicação.

A segunda afirmação diz que uma característica do objeto Fachada Remota é que ele implementa parte da lógica de negócio no lado cliente, o que diminui a quantidade de chamadas necessárias ao servidor. Essa afirmação é falsa porque o padrão Fachada Remota não envolve a implementação de lógica de negócio no lado cliente. O objetivo principal do Fachada Remota é servir como intermediário simplificando e agrupando chamadas ao servidor, mas a lógica de negócio permanece no servidor. A lógica de negócio não é transferida para o cliente, o que significa que a quantidade de chamadas ao servidor não é necessariamente reduzida por esse motivo.

Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:

A - as duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira: Incorreta, pois a segunda afirmação é falsa.

B - as duas afirmações são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira: Incorreta, pois a segunda afirmação é falsa.

D - a primeira afirmação é falsa e a segunda é verdadeira: Incorreta, pois a primeira afirmação é verdadeira e a segunda é falsa.

E - as duas afirmações são falsas: Incorreta, pois a primeira afirmação é verdadeira.

Espero que essa explicação tenha ajudado a clarificar o conceito de Fachada Remota e como ele se aplica no contexto de uma aplicação distribuída. Se tiver mais dúvidas, sinta-se à vontade para perguntar!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Fachada Remota (ou Remote Façade) é um dos padrões arquiteturais de aplicações corporativas (EAA)  classificados como Padrões de Distribuição que estão presentes no famoso livro do Martin Fowler (O Martin Fowler dá algumas subclassificações para os seus padrões de projeto EAA).

A descrição do padrão Remote Façade (segundo o livro) é a seguinte: Fornece uma fachada de granularidade alta sobre objetos de granulosidade baixa para melhorar a eficiência em uma rede.
O problema que ele se propõe a resolver, é que num sistema orientado a objetos, temos muitos objetos e muitos métodos. Chamar vários métodos localmente (na mesma máquina) não é um problema, mas quando temos diversas chamadas num ambiente distribuído (máquinas em espaços de endereçamento diferentes), essas múltiplas chamadas atrapalham a performance da rede (dados precisam ser trafegados diversas vezes). O padrão tenta resolver esse problema de múltiplas chamadas disponibilizando uma interface que ele chama de "granulosidade alta", ou seja, o padrão disponibiliza um objeto fachada que vai invocar diversos outros objetos pequenos de uma vez. Assim, o cliente faz somente UMA chamada ao Remote Façade, e ele se comunica diversas vezes com vários objetos de granularidade baixa.

Então vamos a questão:A primeira afirmativa está correta! Realmente o objetivo do Remote Façade é melhorar performance da aplicação (Apesar de Fowler dizer que melhor mesmo seria tratar de maneira assíncrona, coisa que o livro não discute pois não fala sobre padrões assíncronos).A segunda afirmação está totalmente incorreta pois esse padrão não prevê implementação do lado cliente.A resposta do qconcursos.com está diferente do gabarito da prova. A resposta certa (e do gabarito) é letra C.

Eu também marquei a letra C, no entando o QConcursos marcou como errada. Eu sinceramente estou muito receioso em estudar na plataforma, pois já vi várias questões sendo marcadas como erradas e após procurar o gabarido estarem certas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo