Com relação à Entrevista fenomenológica, é INCORRETO o que s...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa E é a correta em relação ao que se pede na questão, pois é a afirmação incorreta sobre a Entrevista fenomenológica.
Explicação sobre a alternativa correta:
A alternativa E afirma que, na Entrevista fenomenológica, os conteúdos relativos ao mundo interno do paciente e a relação terapêutica são vistos como reflexo simbólico dos mesmos. No entanto, isso não está correto, pois a entrevista fenomenológica prioriza a experiência do paciente no momento presente e a compreensão do seu contexto de vida, sem necessariamente interpretar a relação terapêutica como um reflexo simbólico dos conteúdos internos. A abordagem fenomenológica foca mais na descrição do fenômeno vivido pelo cliente do que em interpretações simbólicas.
Comentários sobre as alternativas incorretas:
A - Esta alternativa está correta na afirmação. A Entrevista fenomenológica tem influências do trabalho de Carl Rogers, que enfatizou a importância da experiência subjetiva e do cliente como centro do processo terapêutico.
B - Esta alternativa também está correta, pois descreve adequadamente a prática fenomenológica de centrar-se no "aqui e agora" e de construir uma relação interpessoal genuína entre terapeuta e paciente, focando na experiência vivida.
C - A descrição das três atitudes: empatia, aceitação incondicional e autenticidade, está coerente com a abordagem centrada no cliente de Rogers, que é uma base importante para a prática fenomenológica.
D - A alternativa D está correta, na medida em que a entrevista fenomenológica busca facilitar a autoconsciência do entrevistado, permitindo a expressão de emoções de maneira não diretiva, alinhada com práticas terapêuticas fenomenológicas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito E.
Descreve uma premissa da psicanálise e não da fenomenologia.
Gab E
Premissa da psicanálise
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo