Para evitar problemas de risco de crédito, existem normas co...
I. as instituições financeiras só precisam lançar em suas demonstrações contábeis, os créditos em atraso por mais de noventa dias, quando são considerados de liquidação duvidosa;
II. a classificação das operações de crédito é exigida apenas para as pessoas jurídicas, principalmente pelo risco inerente à atividade econômica do tomador;
III. as operações de adiantamento sobre contratos de câmbio e de financiamento à importação não são classificadas por ordem de risco, por estarem amparadas por recursos internacionais;
IV. as operações objeto de renegociação devem ser retiradas do nível de risco anterior e classificadas como normal.
Marque a alternativa com a sequência CORRETA:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Define-se como Risco de Crédito a possibilidade de perdas resultantes pelo não recebimento de valores contratados junto a clientes em decorrência da incapacidade econômico-financeira destes mesmos clientes. Esta definição inclui todas as operações nas quais concede ou se compromete a conceder financiamento sob suas mais diversas formas, incluindo empréstimos, repasses, adiantamentos, compromisso de empréstimos, garantias, cartas de crédito e operações de derivativos (futuros, swaps, forwards e opções) nas quais o cliente ou contraparte podem vir a se tornar devedores.
principais funções da Diretoria de Crédito e Mercado no Brasil são:
Avaliar a capacidade de gerar recursos suficientes por meio de suas atividades comerciais e conversão de seus ativos, visando a liquidação de suas obrigações operacionais e financeiras em seus devidos vencimentos e na forma como foram contratadas;
Atribuir uma classificação de risco (rating) de acordo com o tomador e a operação, que seja compatível com a situação econômico financeira de seus clientes e com a disponibilidade e liquidez das garantias apresentadas, se for o caso;
Aprovar de forma independente todos limites de crédito atribuídos aos clientes, monitorar e gerenciar sua utilização de forma ativa e frequente;
Monitorar, avaliar e gerenciar o portifólio de crédito sob o ponto de vista de possíveis concentrações em clientes, ratings, setores econômicos, regiões ou produtos, assegurando uma distribuição equilibrada de riscos; e
Participar das discussões e atribuições de provisões e reservas de capital adequadas ao nível de exposição e portifólio de crédito.
LETRA B
Questão relativamente tranquila.
Eu acertei essa questão, mas não soube explicar para mim mesmo o porquê da proposição I estar errada. A explicação que recebi do Chat GPT foi essa:
"Certamente! Vamos analisar cada uma das afirmativas e entender por que são falsas:
- Verdadeiro ou Falso? As instituições financeiras só precisam lançar em suas demonstrações contábeis os créditos em atraso por mais de noventa dias quando são considerados de liquidação duvidosa.
- Falso. As instituições financeiras devem lançar em suas demonstrações contábeis todos os créditos em atraso, independentemente do período de atraso. A classificação desses créditos como “de liquidação duvidosa” ou não é uma etapa adicional, mas o registro contábil inicial deve ocorrer independentemente do prazo de atraso.
- Verdadeiro ou Falso? A classificação das operações de crédito é exigida apenas para as pessoas jurídicas, principalmente pelo risco inerente à atividade econômica do tomador.
- Falso. A classificação das operações de crédito é aplicável tanto para pessoas jurídicas quanto para pessoas físicas. O objetivo é avaliar o risco associado a cada operação de crédito, independentemente do tipo de cliente.
- Verdadeiro ou Falso? As operações de adiantamento sobre contratos de câmbio e de financiamento à importação não são classificadas por ordem de risco, por estarem amparadas por recursos internacionais.
- Falso. Todas as operações de crédito devem ser classificadas por ordem de risco, incluindo adiantamentos sobre contratos de câmbio e financiamento à importação. O fato de estarem amparadas por recursos internacionais não as isenta dessa classificação.
- Verdadeiro ou Falso? As operações objeto de renegociação devem ser retiradas do nível de risco anterior e classificadas como normal.
- Falso. Quando uma operação é renegociada, ela não é automaticamente reclassificada como “normal”. A instituição financeira deve avaliar o novo risco associado à operação após a renegociação e classificá-la adequadamente.
Espero que essas explicações tenham esclarecido suas dúvidas! Se tiver mais perguntas, estou à disposição. "
P.S.: O Chat GPT é um instrumento maravilhoso que pode potencializar muito a rotina de estudos de qualquer pessoa, mas, ele ainda erra - e muito - muitas vezes. Por isso, aconselho que o utilizem com bastante consciência, prudência e maturidade. Ademais, bons estudos, meus amigos.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo