Durante o psicodiagnóstico, o psicólogo deve reconhecer que ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é C - certo.
Essa questão aborda a ética profissional no contexto do psicodiagnóstico, especialmente na consideração de aspectos sociais e culturais que influenciam o comportamento e o bem-estar psicológico dos indivíduos. O enunciado destaca a importância de o psicólogo reconhecer como a socialização das mulheres pode impactar suas expressões emocionais, como raiva ou descontentamento.
Durante o processo de socialização, é comum que mulheres sejam educadas para assumir papéis relacionados à responsabilidade socioafetiva dentro da família. Devido a essas expectativas culturais, muitas vezes elas são incentivadas a suprimir emoções consideradas negativas, como a raiva, para manter a harmonia familiar. Este entendimento é crucial para um psicólogo, pois compreende as origens socioculturais de determinadas dificuldades emocionais que suas pacientes possam apresentar.
Justificativa da Alternativa Correta:
A opção marcada como certa reconhece a influência dos papéis de gênero na formação de comportamentos e dificuldades emocionais. Ao levar em consideração esses aspectos durante o psicodiagnóstico, o psicólogo atua de forma ética e compreensiva, respeitando a individualidade e o contexto social da paciente. Esse reconhecimento é fundamental para um diagnóstico preciso e para a promoção de intervenções mais eficazes.
Não há alternativas incorretas a serem justificadas nesta questão, pois é um julgamento binário (certo/errado), e o gabarito já indica que a afirmação está correta ao abordar a questão social e cultural no contexto do psicodiagnóstico.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Princípios Fundamentais
III. O Psicólogo atuará com responsabilidade social, analisando crítica e historicamente a realidade politica, econômica, social e cultural.
Obrigada!
No texto indicado por uma colega na questão seguinte, encontrei a resposta:A(o) profissional precisa estar preparada(o) para reconhecer que asmulheres são socializadas para assumir a responsabilidade principalpela vida sócio-afetiva da família e para afirmar valores ecomportamentos característicos do desempenho desse papel, tais como ahabilidade de cuidar, conectar e demonstrar emoções. Isto implica noreconhecimento da dificuldade de lidar com expressões de raiva edescontentamento ou de necessidades e desejos por parte da mulher; noreconhecimento dos dilemas e conflitos que envolvem o gerar e o criarfilhos na sociedade contemporânea; no apoio para possibilidades decrescimento da mulher fora do casamento e da família;2 Finalmente, a(o) profissional é convidada(o) a considerar oseguinte princípio básico: nenhuma intervenção está livre de valoresassociados a género e cada palavra e acção da(o) terapeuta terá umsignificado especial para cada sexo. A prática clínica é portanto, umacto social, que não pode ser separado das questões sociais que ocircundam.
Interessante que não é uma fonte de artigo do scielo ou livro de renome.. fica difícil ter parâmetros para estudar, né! CESPE e suas pegadinhas desnecessárias, pois tem como fazer prova difícil cobrando de fontes mais acessíveis ao candidato!
"o psicólogo deve reconhecer que a socialização das mulheres......pode estar na origem de suas dificuldades de expressar raiva ou descontentamento."
Favor indicar o autor desta frase, pois nunca vi esta fundamentação em nenhuma das abordagens psicológicas!!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo