Ao receber um adolescente dependente químico que busque sozi...
profissional do psicólogo, julgue os próximos itens.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - errado
Vamos analisar a questão à luz da ética profissional do psicólogo e da legislação pertinente. A questão discute a situação de um adolescente dependente químico que busca ajuda sem o conhecimento ou consentimento dos responsáveis. O enunciado sugere que o psicólogo deve recusar o atendimento, o que é incorreto.
De acordo com o Código de Ética Profissional do Psicólogo, o profissional deve considerar o direito do menor de idade à confidencialidade e à autonomia, especialmente em situações que envolvem saúde mental e bem-estar. O artigo 8º do Código de Ética menciona que o psicólogo deve respeitar o sigilo profissional, exceto em casos de risco à vida do cliente ou de terceiros. Além disso, a Resolução CFP nº 010/2005 estabelece diretrizes para a atuação do psicólogo em contextos de saúde.
Nessa situação, a abordagem correta é iniciar o atendimento ao adolescente, avaliar sua condição e buscar formas de envolvimento dos responsáveis, sempre que possível e seguro para o paciente. O psicólogo deve trabalhar para o melhor interesse do adolescente, equilibrando a necessidade de confidencialidade com qualquer risco potencial.
Alternativas Incorretas:
A alternativa "C - certo" estaria incorreta, pois ignora o aspecto ético de oferecer suporte a indivíduos em situação de vulnerabilidade, mesmo que sejam menores de idade. O psicólogo tem a responsabilidade de atender o adolescente e explorar a situação para entender como os responsáveis podem ser envolvidos de maneira que promova o bem-estar do paciente.
Resumindo, o atendimento não deve ser recusado automaticamente apenas pela falta de autorização dos responsáveis, mas deve ser conduzido com prudência e ética profissional. A alternativa correta, portanto, é "E - errado".
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 8º – Para realizar atendimento não eventual de criança, adolescente ou interdito, o psicólogo deverá obter autorização de ao menos um de seus responsáveis, observadas as determinações da legislação vigente:
§1° – No caso de não se apresentar um responsável legal, o atendimento deverá ser efetuado e comunicado às autoridades competentes;
Artigo sobre Ética na Assitência à Saúde do Adolescente e do Jovem: http://www.adolec.br/bvs/adolec/P/cadernos/capitulo/cap15/cap15.htm
Entendi a questão como se tratando da confidencialidade, pois o psicólogo não pode falar sobre a dependência do adolescente sem que esse autorize. Podendo orienta-lo a pedir a pelo menos um dos responsáveis autorização para prestar o atendimento, mas sem falar sobre quais os motivos desse atendimento.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo