A técnica anestésica que apresenta alta taxa de suce...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a alternativa D - Técnica de Gow-Gates.
A Técnica de Gow-Gates é conhecida por sua eficácia em bloquear múltiplos nervos com uma única injeção. Ela é uma técnica de bloqueio do nervo mandibular que permite anestesiar os nervos alveolar inferior, lingual, milo-hioideo, mentoniano, incisivo, aurículo-temporal e bucal. Isso ocorre porque a técnica atinge o tronco principal do nervo mandibular antes de sua ramificação significativa, garantindo uma anestesia mais abrangente.
Agora, vamos entender por que as outras alternativas estão incorretas:
A - Técnica de bloqueio do nervo alveolar inferior: Esta técnica é muito utilizada, mas limita-se a anestesiar o nervo alveolar inferior e, por extensão, o nervo mentoniano e incisivo. Não bloqueia consistentemente os outros nervos mencionados na questão.
B - Técnica da tuberosidade alta: Esta técnica não é comumente utilizada para o bloqueio dos nervos mencionados. Geralmente, é aplicada em contextos específicos e não tem o alcance da técnica de Gow-Gates.
C - Técnica de Vazirani-Akinosi: Esta técnica é conhecida como técnica do bloqueio mandibular com a boca fechada, mas normalmente não bloqueia todos os nervos mencionados na questão, sendo menos abrangente que a de Gow-Gates.
E - Técnica do bloqueio mandibular com a boca fechada: Como mencionado anteriormente, esta é a técnica de Vazirani-Akinosi, que não abrange todos os nervos listados na questão com a mesma eficácia que a técnica de Gow-Gates.
Em resumo, a Técnica de Gow-Gates é a escolha ideal quando se busca um bloqueio anestésico extenso e eficaz na região mandibular, capaz de atingir múltiplos nervos com uma única injeção.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
```Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A técnica Gow-Gates é um verdadeiro bloqueio nervoso mandibular, por proporcionar anestesia sensorial em praticamente toda a distribuição de V3. O nervo alveolar inferior, o lingual, o milo-hióideo, o mentual, o incisivo, o auriculotemporal e o bucal são todos bloqueados pela injeção de Gow-Gates. As vantagens significativas da técnica de Gow-Gates sobre o BNAI incluem sua maior frequência de êxito, sua incidência mais baixa de aspiração positiva (aproximadamente 2% vs. 10% a 15% no BNAI) e a ausência de problemas de inervação sensorial acessória aos dentes mandibulares.
Fonte: Manual de Anestesia Local Malamed. 6ª edição
legal
No ano de 1973, Gow-Gates introduziu uma nova técnica de anestesia mandibular. A técnica denominada Gow-Gates utiliza marcos extrabucais e uma técnica de injeção intra-oral no ponto de punção. A deposição de anestésico é realizada na face lateral do côndilo mandibular, logo abaixo da inserção do m. pterigoideo lateral, que circunda o nervo mandibular que sai através do forame oval.
Na região intra-oral, o profissional deve traçar uma linha imaginária que vai desde o tragus da orelha até o canto da boca. Durante a inserção, a agulha deve ser alinhada paralelamente a esta linha. A agulha deve ser longa e o ponto de inserção intraoral é lateral e superior quando comparado ao bloqueio convencional do nervo alveolar inferior. O limite superior do ponto de inserção é o plano oclusal maxilar, ou seja , a agulha fica logo abaixo da cúspide mesiopalatina do segundo molar superior, desde que este não esteja fora de posição ou girovertido.
A técnica Gow-Gates é um verdadeiro bloqueio nervoso mandibular, por proporcionar anestesia sensorial em praticamente toda a distribuição de V3. O nervo alveolar inferior, o lingual, o milo-hióideo, o mentual, o incisivo, o auriculotemporal e o bucal são todos bloqueados pela injeção de Gow-Gates. As vantagens significativas da técnica de Gow-Gates sobre o BNAI incluem sua maior frequência de êxito, sua incidência mais baixa de aspiração positiva e a ausência de problemas de inervação sensorial acessória aos dentes mandibulares.
Malamed. 6ª edição
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo