O valor do ICMS, recuperável ou não, incidente sobre os bens...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
O ICMS só irá compor o custo de aquisição quando NÃO for recuperável e será reconhecido como despesa.
Quando ele for recuperável a empresa irá compensá-lo, ou seja, não irá pagar esse ICMS por isso não deve compor o custo.
Gabarito Errado
CPC 16 - Estoque
10. custos de aquisição
O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos (exceto os recuperáveis junto ao fisco), bem como os custos de transporte, seguro, manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços.
Para ter algo que você nunca teve, é preciso fazer algo que você nunca fez.Apenas atualizando o comentário do colega Douglas, trazido pela Revisão do CPC 01
CPC 16- ESTOQUES
11 O custo de aquisição dos estoques compreende o preço de compra, os impostos de importação e outros tributos ( EXCETO OS RECUPERÁVEIS JUNTO AO FISCO), bem como os custos de transportes, seguro manuseio e outros diretamente atribuíveis à aquisição de produtos acabados, materiais e serviços. Descontos comerciais, abatimentos e outros itens semelhantes devem ser deduzidos na determinação do custo de aquisição.
A questão está errada!
O ICMS só compõe o custo de aquisição do bem, quando não for recuperável. Caso o ICMS seja recuperável, deve ser excluído do custo de entrada do bem e contabilizado na conta ICMS a recuperar.
ICMS a recuperar ------ ativo
ICMS não recuperável ------ despesa (entra no custo )
ICMS não recuperável: integra o custo de aquisição das mercadorias
ICMS recuperável: registra no ativo (ICMS a recuperar)
Gabarito: ERRADO
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo