Assinale a alternativa que corresponde ao estágio de Determ...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a E: "Estágio que combina a intenção e conduta". Este é o estágio de Determinação no processo de mudança comportamental na entrevista motivacional.
Vamos agora entender o motivo:
No contexto da entrevista motivacional, um modelo de técnica terapêutica voltada à promoção de mudanças comportamentais, o estágio de Determinação é aquele em que o cliente está pronto para agir. Ele combina tanto a intenção quanto a conduta, indicando que há uma preparação e disposição para iniciar as mudanças necessárias.
Alternativa A: "Estágio em que os clientes estão conscientes de que existe um problema". Esta opção refere-se ao estágio de Contemplação, onde o cliente reconhece o problema mas ainda não se comprometeu a agir.
Alternativa B: "Estágio em que não há intenção de mudança". Esta descreve o estágio de Pré-contemplação, onde o indivíduo pode não reconhecer o problema ou não querer mudar.
Alternativa C: "O cliente escolhe uma estratégia de mudança e o persegue". Esta é uma descrição do estágio de Ação, onde o cliente já começou a implementar mudanças específicas.
Alternativa D: "Estágio onde se trabalha a prevenção e recaída". Esta alternativa refere-se ao estágio de Manutenção, onde o foco é evitar recaídas após as mudanças terem sido feitas.
Cada um desses estágios é parte do modelo de mudança de comportamento conhecido como modelo de Transtheoretical, que os profissionais usam para guiar os clientes através do processo de mudança.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Determinação ou preparação: é um estágio que combina a intenção e a conduta. É um ponto hipotético, transicional entre contemplação e ação, onde uma decisão ou determinação será alcançada, objetivando o momento de mudar. As pessoas, neste estágio, verbalizam: “Alguma coisa precisa mudar, eu não posso continuar desta maneira. O que eu posso fazer?” (Miller, 1995, p.92).
PSICODIAGNÓSTICO V , p. 90
Segundo Oliveira (2007), determinação/preparação, é um estágio que combina a intenção e a conduta. É um ponto hipotético, transicional entre contemplação e ação, onde uma decisão ou determinação será alcançada, objetivando o momento de mudar (Miller, 1995 apud Oliveira, 2007, p. 90).
Fonte: A Entrevista Motivacional in: Cunha e cols. Psicodiagnóstico V.
a) trata-se da contemplação;
b) trata-se da pré-contemplação;
c) trata-se da ação;
d) trata-se da manutenção;
Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa
-------------------
Gabarito: E
1. Preparação ou Determinação: é um estágio que combina a intenção e a conduta.
É um ponto hipotético, transicional entre contemplação e ação, onde uma decisão ou determinação será alcançada, objetivando o momento de mudar.
As pessoas, neste estágio, verbalizam: “Alguma coisa precisa mudar, eu não posso continuar desta maneira. O que eu posso fazer? ” (Miller, 1995, p.92).
A- estágio contemplação;
B- pré-contemplação;
C- Ação;
D- Manutenção;
E- resposta correta_ estágio da determinação ou preparação.
fonte: Psicodiagnóstico V, livro.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo