A escola moral mais antiga é a de Aristóteles, conhecida com...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1942419 Ética na Administração Pública
A escola moral mais antiga é a de Aristóteles, conhecida como moral das virtudes ou do caráter. Para ele, ao longo da vida individual e da vida coletiva dos povos, desenvolvemos hábitos e costumes que nos definem como seres morais. 
Luiz Felipe Pondé. Filosofia para corajosos. Ed. Planeta, 13.ª ed., 2018, p. 106.
Considerando-se o pensamento de Aristóteles e a passagem precedente, é correto afirmar que 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos ao exame de cada alternativa:

a) Certo:

Realmente, de acordo com o pensamento clássico de Aristóteles, a ética deve ser compreendida como uma disciplina de caráter prático, o que decorre do fato de estar atrelada às ações humanas. À luz deste ponto de partida, nenhum homem nasceria bom ou justo, mas, sim, à medida que pratica atos, pode adquirir os valores da bondade e da justiça.

b) Errado:

Ao separar as virtudes em intelectuais e morais, Aristóteles ressalta que a virtude moral deriva de costumes, hábitos e práticas, de modo que a virtude moral não é inata ao indivíduo, como se fosse naturalmente gerada em cada pessoa. A rigor, o ser humano é adaptado à virtude moral, como resultado dos hábitos por ele praticados.

Desta forma, é equivocado sustentar que os hábitos estariam relacionados a uma suposta origem divina, quando, em verdade, devem ser aqui desenvolvidos por cada indivíduo.

c) Errado:

Na realidade, já é clássica a ideia de que a moral é variável no tempo e no lugar, de modo que pode se mostrar diferente de uma sociedade para outra, de um momento histórico para outro. De seu turno, é a ética, e não a moral, que é vista como imutável, absoluta, de caráter universal.

d) Errado:

A rigor, a virtude decorre de atos ou ações de alguém. Trata-se, pois, de exercício prático, com vinculação à razão e ao intelecto. A virtude, neste sentido, pode ser tida como derivada dos hábitos da vontade do homem.

Em assim sendo, considerando sua ligação com exercícios práticos, com atos e ações, não é verdade que possa ser definida como algo íntimo, particular.


Gabarito do professor: A

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A ética é uma prática desenvolvida a partir de atos

Gabarito: A

De acordo com o Professor Paulo Guimarães, para Aristóteles: A ética deve ser compreendida como o conhecimento que propicia ao homem alcançar a virtude cardeal, que nada mais seria do que a ação justa, prudente corajosa e temperada.

Aristóteles valorizava bastante a vontade humana. Ele dizia que a virtude era uma “disposição adquirida denfazer o bem”, e que ela se aperfeiçoa com o hábito, pois mesmo o homem virtuoso poderia buscar a entronização de outros valores.

A mediania aristotélica consiste na noção de que a virtude deve ser encontrada no comportamento equilibrado, enquanto o vício estaria nos extremos.

LETRA A

a ética é uma prática desenvolvida a partir de atos. 

Ética Aristotélica - A ética só depende da vontade da pessoa. Por outro lado de todas as coisas que nos veem por natureza, promeiro adquirimos as potência, e mais a exteriorizamos os atos... da mesma forma, tornamos justos praticando atos justos, e assim, com a temperança, a bravura, etc.

Que da hora ver o Pondé numa questão de concurso!

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo