Na elaboração do orçamento, o Poder Executivo apresentou seu...
Na elaboração do orçamento, o Poder Executivo apresentou seu projeto de lei contendo a seguinte descrição em uma de suas despesas fixadas: "Capacitação de Recursos Humanos com a finalidade de promover de forma integrada a qualificação de pessoal em todos os níveis de serviços de modo que obtenham melhores índices de produtividade".
Considerando a classificação funcional programática e que, para a execução dessa despesa será necessária apenas a aplicação de recursos em custeio, é correto afirmar que
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
E)
Plano Orçamentário.
Segundo os Manuais de Orçamento da SOF, incluem-se no conceito de ação as transferências obrigatórias ou voluntárias a outros entes da Federação e a pessoas físicas e jurídicas, na forma de subsídios, subvenções, auxílios, contribuições, doações, entre outros, e os financiamentos.
As ações, conforme suas características, podem ser classificadas como atividades, projetos ou operações especiais.
Atividade – é um instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações que se realizam de modo contínuo e permanente, das quais resulta um produto ou serviço necessário à manutenção da ação de governo. Exemplo: atividades de fiscalização e monitoramento, campanhas anuais de vacinação etc.
Projeto – é um instrumento de programação utilizado para alcançar o objetivo de um programa, envolvendo um conjunto de operações, limitadas no tempo, das quais resulta um produto que concorre para a expansão ou o aperfeiçoamento da ação de governo. Exemplo: construção de uma escola; de um posto de saúde; de uma rodovia etc.
Operação Especial – operações especiais são despesas que não contribuem para a manutenção, expansão ou aperfeiçoamento das ações de Governo, das quais não resulta um produto, e não gera contraprestação direta sob a forma de bens ou serviços.
A ausência de produto nas operações especiais é caracterizada em relação ao ciclo orçamentário, e ocorre quando o gestor não combina fator de produção nem se responsabiliza pela geração de um produto.
Analisando a questão com mais calma acredito que uma dica do enunciado foi a expressão “recursos em custeio”, pois, ao aprofundar encontrei que:
Recursos de custeio (correntes) são aqueles aplicados nas despesas com contratos de prestação de serviços, aquisição de materiais de consumo, diárias, passagens, bolsas e benefícios aos estudantes.
Logo, em se tratando dessa espécie de recurso aplicado, relaciona-se mais ao conceito de atividade do que de projeto.
Questao interessante. Por exclusao, dá pra eliminar, de cara, as alternativas A e C: Subprograma nao existe e funçao seria educaçao, saúde etc.
Por que nao pode ser a alternativa "B" - Programa? Programas (Genero) sao amplos e requerem açoes específicas (Projetos, Atividades e Operaçoes Especiais) para alcance dos seus objetivos.
Exemplo:
PROGRAMA: "COVID zero"
Açoes:
PROJETO - 1C90 (começa com n° ímpar) - Infraestrutra Hospitalar para o Estado X
Descriçao: "Construçao de hospitais de campanha para tratamento de pacientes..."
ATIVIDADE - 2A99 (começa com n° par, exceto 0) - Aquisiçao de Insumos Hospitalares para o Estado X
Descriçao: "Compra de material de consumo para utilizaçao em hospitais de campanha do Estado X"
Nota:
Em geral, os projetos sao despesas de capital (investimentos, por ex); Já as atividades sao despesas correntes (Pessoal e Encargos ou Outras DC).
Voltando à questao:
"Capacitação de Recursos Humanos com a finalidade de promover de forma integrada a qualificação de pessoal em todos os níveis de serviços de modo que obtenham melhores índices de produtividade".
O texto claramente se refere à descriçao de uma açao orçamentária de um programa de gestao ou finalístico:
"4.5.2.4.2 Descrição
Para o exercício de 2021, o campo descrição deverá expressar, de forma sucinta, o que é feito e para que é feito no âmbito da ação, seu escopo, suas delimitações e o seu objetivo." MTO 2021, pag. 45
Ficamos entre as alternativas "D" e "E".
Tem alguma ideia de temporalidade limitada (início, meio e fim)? Nao.
Tem ideia de uma açao prolongada, que perdure no tempo? Sim: capacitar, promover...
Outra dica: é uma despesa de custeio.
Gabarito E
Outra da FGV
Q433216 FGV - 2013 - AL-MT - Administrador
A execução da política pública em educação que para seu cumprimento exige a “construção de uma nova escola” deve constar da estrutura funcional programática da despesa orçamentária como
B) um projeto.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo