O direito dos povos de decidir seu próprio sistema alimentar...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1921935 Nutrição
O direito dos povos de decidir seu próprio sistema alimentar e de produzir alimentos saudáveis e culturalmente adequados, acessíveis, de forma sustentável e ecológica, colocando aqueles que produzem, distribuem e consomem alimentos no coração dos sistemas e políticas alimentares, acima das exigências de mercado, segundo a Política Nacional de Alimentação e Nutrição, refere-se ao conceito de (assinale a alternativa CORRETA):
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Tema central da questão: A questão aborda o conceito de Soberania Alimentar, que é um tema dentro da área de Nutrição e Saúde Pública. Este conceito está relacionado ao direito dos povos de decidirem sobre seus sistemas alimentares, priorizando a produção de alimentos saudáveis, culturalmente adequados, acessíveis e de forma sustentável. Para resolver esta questão, é necessário compreender os conceitos de políticas alimentares e nutricionais, especialmente aqueles que promovem a autonomia dos povos em relação ao mercado.

Alternativa Correta: C - Soberania Alimentar

Justificativa: A Soberania Alimentar refere-se ao direito dos povos de decidirem sobre suas políticas e sistemas alimentares, colocando as necessidades das pessoas acima das exigências de mercado. O enunciado destaca a capacidade de produzir alimentos de acordo com as necessidades culturais e ecológicas, que é um componente central deste conceito.

Por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Direito Humano à Alimentação Adequada e Saudável: Embora relacionado, esse conceito foca no direito individual de ter acesso a alimentos saudáveis e nutritivos, sem abordar a autonomia dos povos sobre seus sistemas alimentares.

B - Segurança Alimentar e Nutricional: Esse termo refere-se à garantia de que todas as pessoas tenham acesso físico e econômico a alimentos suficientes, seguros e nutritivos, mas não necessariamente abrange a questão da autodeterminação alimentar.

D - Cultura Alimentar: Este conceito está mais relacionado às práticas, tradições e valores alimentares de uma sociedade, sem englobar a capacidade de decisão sobre a produção e políticas alimentares.

E - Promoção da Alimentação Adequada e Saudável: Refere-se às estratégias de incentivo ao consumo de alimentos saudáveis, mas não necessariamente envolve a autonomia dos povos em decidir seus sistemas alimentares.

Estratégia para interpretação: Ao enfrentar questões sobre políticas alimentares, é importante identificar palavras-chave que indicam autonomia, sustentabilidade e participação das comunidades, que são características da Soberania Alimentar.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A Soberania Alimentar é o direito dos povos de escolherem como organizarão a produção e distribuição dos alimentos, numa estreita relação com temas como a democratização do acesso à terra, modelos produtivos sustentáveis (agroecologia) e pequena produção (agricultura familiar).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo