Acerca da Política de Seguridade Social, assinale a alternat...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A) INCORRETA. No Brasil, a política de Seguridade social recebeu influências do modelo Bismarckiano (alemão) e do modelo Beveridgiano (inglês), onde estes dividem sua influência diante dos pilares da seguridade.
B) INCORRETA. Conforme o “Art. 1º", da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, “a Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinado a assegurar o direito relativo à saúde, à previdência e à assistência social". Com a Constituição Federal de 1988 e a Lei 8.212, a saúde se tornou universal, direito de todos e dever do Estado, a previdência é um direito adquirido conforme contribuição, e a assistência social direito de todos que dela necessitarem.
C) INCORRETA. É a previdência social que se aproxima da lógica do seguro social.
D) CORRETA. Conforme o “Art. 1º", da Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991, parágrafo único, “a seguridade Social obedecerá aos seguintes princípios e diretrizes: a) universalidade da cobertura e do atendimento; b) uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais; c) seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços; d) irredutibilidade do valor dos benefícios; e) equidade na forma de participação no custeio; f) diversidade da base de financiamento; g) caráter democrático e descentralizado da gestão administrativa com a participação da comunidade, em especial de trabalhadores, empresários e aposentados".
E) INCORRETA. Não é considerada um dos marcos da Seguridade Social.
Referência Bibliográfica
BRASIL. Lei nº 8.212, de 24 de julho de 1991. Dispõe sobre a organização da Seguridade Social, institui Plano de Custeio, e dá outras providências. Brasília-DF, 1991.
Gabarito do professor: D
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
Parágrafo único. Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social, com base nos seguintes objetivos:
I - universalidade da cobertura e do atendimento;
II - uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais;
III - seletividade e distributividade na prestação dos benefícios e serviços;
IV - irredutibilidade do valor dos benefícios;
V - eqüidade na forma de participação no custeio;
VI - diversidade da base de financiamento, identificando-se, em rubricas contábeis específicas para cada área, as receitas e as despesas vinculadas a ações de saúde, previdência e assistência social, preservado o caráter contributivo da previdência social;
VII - caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados.
Erro da alternava A :
No Brasil, a Política de Seguridade Social foi influenciada pelo modelo norueguês bismarckiano e pelo modelo inglês keynesiano.
O Regime Geral de Previdência Social, caracterizado como sendo uma mescla dos modelos bismarckiano e beveridegeano.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo