A hipoglicemia é uma condição caracterizada pela diminuição ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3144359 Veterinária
A hipoglicemia é uma condição caracterizada pela diminuição da glicose no sangue, podendo levar a sintomas como fraqueza e convulsões. Em caninos e felinos, a hipoglicemia pode resultar de doenças endócrinas, uso de medicamentos, dietas inadequadas e estresse. É crucial que veterinários reconheçam as causas e os sinais clínicos para diagnóstico e tratamento adequados. Considerando a hipoglicemia em caninos e felinos, analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa correta.

I. A insulina, secretada pelas células β do pâncreas, reduz a concentração de glicose no sangue ao promover sua absorção nas células e inibir a produção hepática.
II. A hipoglicemia pode ocorrer em caninos e felinos com hiperadrenocorticismo, uma condição que resulta na insuficiência hormonal e, consequentemente, em hipoglicemia leve.
III. Exercício intenso, como em cães de caça, pode causar hipoglicemia devido à alta demanda de glicose pelos músculos, levando a sinais de fraqueza e desorientação.
IV. O xilitol, um adoçante em produtos sem açúcar, pode induzir hipoglicemia grave em cães ao provocar uma liberação excessiva de insulina, resultando em letargia e até convulsões.
V. A hipoglicemia juvenil, comum em filhotes de raças pequenas com menos de 6 meses, é frequentemente desencadeada por estresse, diarreia ou jejum, e está associada a estoques inadequados de glicogênio e proteína, além de níveis inapropriados de enzimas hepáticas que afetam a gliconeogênese.
Alternativas