O trabalho com microrganismos capazes de causar doenças em s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q796900 Segurança e Saúde no Trabalho
O trabalho com microrganismos capazes de causar doenças em seres humanos ou em animais de laboratório sem apresentar risco grave aos trabalhadores, comunidade ou ambiente deve ser feito em laboratórios com nível de biossegurança
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é NB2.

O tema abordado nesta questão é o nível de biossegurança requerido para o trabalho com microrganismos em laboratórios. Os níveis de biossegurança (NB) são uma classificação que indica as medidas de contenção necessárias para proteger os trabalhadores, a comunidade e o ambiente de agentes biológicos que podem causar doenças.

Nível de Biossegurança 2 (NB2) é destinado a laboratórios que manipulam agentes que podem causar doenças humanas ou em animais de laboratório, mas que não representam um risco grave. Esses microrganismos são geralmente os que têm tratamento ou prevenção eficaz e não são facilmente transmissíveis pelo ar. Por isso, o NB2 é apropriado para o cenário descrito na questão.

Vamos analisar as outras alternativas para entender por que estão incorretas:

  • NB1: Este nível é o mais básico, adequado para trabalhos com agentes que não causam doenças em humanos saudáveis. Portanto, não seria suficiente para os microrganismos mencionados na questão.
  • NB3: Este nível é indicado para agentes que podem causar doenças sérias ou potencialmente letais, principalmente quando a transmissão pode ser por vias respiratórias. É um nível mais elevado de contenção do que o necessário para o cenário descrito.
  • NB2 ou NB3: Esta opção sugere que qualquer um dos dois níveis poderia ser adequado, mas o cenário descrito na questão não justifica o uso do nível NB3, que é para riscos mais elevados.
  • NB4: Este é o nível mais alto de biossegurança, usado para agentes que representam um risco de vida e para os quais não há tratamento ou vacina disponível. Claramente, é muito mais do que o necessário para o cenário descrito.

Em suma, a questão testa o entendimento sobre a classificação de riscos biológicos e a adequação das medidas de segurança aos agentes manipulados. O NB2 é o nível correto para microrganismos que podem causar doenças, mas sem apresentar risco grave.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito letra B

 

Níveis de Biossegurança

 

    Para manipulação dos microrganismos pertencentes a cada uma das quatro classes de risco devem ser atendidos alguns requisitos de segurança, conforme o nível de contenção necessário. Estes níveis de contenção são denominados de níveis de Biossegurança.

    Os níveis são designados em ordem crescente, pelo grau de proteção proporcionado ao pessoal do laboratório, meio ambiente e à comunidade.

    Nível de Biossegurança 1- É o nível de contenção laboratorial que se aplica aos laboratórios de ensino básico, onde são manipulados os microrganismos pertencentes a classe de risco 1. Não é requerida nenhuma característica de desenho, além de um bom planejamento espacial e funcional e a adoção de boas práticas laboratoriais.

   Nível de Biossegurança 2 - Diz respeito ao laboratório em contenção, onde são manipulados microrganismos da classe de risco 2. Se aplica aos laboratórios clínicos ou hospitalares de níveis primários de diagnóstico, sendo necessário, além da adoção das boas práticas, o uso de barreiras físicas primárias (cabine de segurança biológica e equipamentos de proteção individual) e secundárias (desenho e organização do laboratório).

    Nível de Biossegurança 3 - É destinado ao trabalho com microrganismos da classe de risco 3 ou para manipulação de grandes volumes e altas concentrações de microrganismos da classe de risco 2. Para este nível de contenção são requeridos além dos itens referidos no nível 2, desenho e construção laboratoriais especiais. Deve ser mantido controle rígido quanto a operação, inspeção e manutenção das instalações e equipamentos e o pessoal técnico deve receber treinamento específico sobre procedimentos de segurança para a manipulação destes microrganismos.

    Nível de Biossegurança 4 - Ou laboratório de contenção máxima, destina-se a manipulação de microrganismos da classe de risco 4, onde há o mais alto nível de contenção, além de representar uma unidade geográfica e funcionalmente independente de outras áreas. Esses laboratórios requerem, além dos requisitos físicos e operacionais dos níveis de contenção 1, 2 e 3, barreiras de contenção (instalações, desenho equipamentos de proteção) e procedimentos especiais de segurança.

 

Referências Bibliográficas

 

Centers for Disease Control and Prevention - CDC. Biosafety in microbiological and biomedical laboratories. 4a. ed. U.S. Department of Health and Human Services, Atlanta, 1999. 250p.

 

http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/lab_virtual/niveis_de_bioseguranca.html

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo