Leia com atenção o texto:“Segundo este princípio, os órgãos ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (14)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão discorre acerca dos Princípios da Administração Pública, em que o candidato deverá indicar qual o princípio se encaixa ao texto trazido. O texto é: “Segundo este princípio, os órgãos da Administração Pública devem ser estruturados de tal forma que haja uma relação de coordenação e subordinação entre eles, cada um titular de atribuições definidas na lei.” O texto descrito no enunciado representa qual dos princípios do direito administrativo.
Vamos juntos, pessoal!
A-ERRADO. O Princípio da publicidade está relacionado com as garantias básicas da transparência e da informação, já que todas as pessoas têm direito a receber informações sobre os seus interesses especiais, interesses coletivos ou gerais de instituições públicas, salvo as hipóteses de sigilo previstas em lei. O princípio da publicidade viabiliza o controle social da conduta dos agentes administrativos. O exemplo clássico é a regra dos atos processuais.
B-ERRADO. Princípio da Viabilidade relaciona-se, segundo parte da Doutrina, com o controle judicial e a eficiência administrativa, e sua sistemática conforme a dogmática do controle da Administração Pública.
C-ERRADO. O Princípio da Moralidade traz a ideia que o agente público deve agir com honestidade, lealdade, boa-fé e probidade. A sua violação implicará em transgressão do próprio Direito, o que caracterizará um ato ilícito o qual gerará a conduta viciada em uma conduta invalida.
CF/ 88 - Artigo 5° LXXIII - qualquer cidadão é parte legítima para propor ação popular que vise a anular ato lesivo ao patrimônio público ou de entidade de que o Estado participe, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural, ficando o autor, salvo comprovada má-fé, isento de custas judiciais e do ônus da sucumbência;
D-CERTO. É o gabarito, pois segundo Cretella:
(...) Chama-se hierarquia a relação de coordenação e de subordinação dos órgãos do poder executivo, marcando a autoridade de cada um. Do princípio da hierarquia, específico do direito administrativo, surgem consequências, como a unidade de direção, a vigilância dos superiores sobre os inferiores, a substituição do inferior pelo superior, a revisão dos atos dos subordinados, a aplicação de sanções, o dever de obediência, a resolução do conflito de atribuição. Todos esses institutos são informados pelo princípio da hierarquia administrativa, princípio presente em todos os degraus da pirâmide administrativa, do vértice à base, possibilitando à administração, como um todo homogêneo, compacto, harmônico, a concretização dos altos fins que tem em mira."
E-ERRADO. O Princípio da impessoalidade veda, entre outros, conduta administrativa de obter benefício próprio ou de terceiros. Não pode o agente público, quando praticar qualquer ato, satisfazer interesse pessoal ou de terceiros. Deve atuar, de outro giro, para satisfazer o interesse da coletividade. A Impessoalidade decorre, por exemplo, com a realização de concursos públicos para a admissão de pessoal, evitando o favorecimento, ainda que indireto, de certas pessoas em detrimento das demais. Caso não fosse realizado o concurso público, a administração poderia contratar servidores da forma que achasse melhor, o que geraria, indubitavelmente, uma série de favorecimentos.
GABARITO DO PROFESSOR: D
Fonte: Júnior, José Cretella. "Princípios informativos do direito administrativo." Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo 63 (1968): 263-285.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: E
"Chama-se hierarquia a relação de coordenação e de subordinação dos órgãos do poder executivo, marcando a autoridade de cada um. Do princípio da hierarquia, específico do direito administrativo, surgem consequências, como a unidade de direção, a vigilância dos superiores sobre os inferiores, a substituição do inferior pelo superior, a revisão dos atos dos subordinados, a aplicação de sanções, o dever de obediência, a resolução do conflito de atribuição. Todos esses institutos são informados pelo princípio da hierarquia administrativa, princípio presente em todos os degraus da pirâmide administrativa, do vértice à base, possibilitando à administração, como um todo homogêneo, compacto, harmônico, a concretização dos altos fins que tem em mira."
Fonte: Júnior, José Cretella. "Princípios informativos do direito administrativo." Revista da Faculdade de Direito, Universidade de São Paulo 63 (1968): 263-285.
https://www.mprj.mp.br/documents/20184/1758575/Jos%C3%A9_Cretella_J%C3%BAnior_1.pdf
CUIDADO, à título de conhecimento
Poder Hierárquico é distribuir e escalonar as funções dos órgãos públicos; estabelecer a relação de subordinação entre seus agentes.
Poder Disciplinar é apurar infrações e aplicar penalidades funcionais a seus agentes e demais pessoas sujeitas à disciplina administrativa
Pra trás nem para pegar impulso!
Poder Hierárquico: eminentemente interno.
• Objetiva:
- Dar ordens;
- Editar atos normativos internos para ordenar a atuação dos subordinados;
- Fiscalizar a atuação e rever atos;
- Delegar competências;
- Avocar atribuições;
- Aplicar sanções.
Poder Disciplinar: decorre do poder hierárquico e permite que a adm aplique sanções adm a seus servidores e a particulares que tenham algum vínculo jurídico com ela.
- É vinculado em relação a aplicar a sanção e discricionário em relação a definir o limite da sanção.
HIERARQUIA - SOMENTE SUBSISTE DENTRO DE UMA MESMA ESTRUTURA.
Princípio da Hierarquia
Os órgãos da Administração Pública devem ser estruturados de forma tal que haja uma relação de coordenação e subordinação entre eles, cada um titular de atribuições definidas na lei.
Como consequência desse princípio, surge a possibilidade de revisão de atos dos subordinados, delegação e avocação de atribuições, aplicação de penalidades; do ponto de vista do subordinado, há o dever de obediência.
Essa relação hierárquica só existe nas atividades administrativas, não nas legislativas nem judiciais;
Fonte: jusbrasil.com.br
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo