Leia o texto a seguir.Na sala de aula, podemos realizar a ju...
Leia o texto a seguir.
Na sala de aula, podemos realizar a justiça social. Por meio da formação cultural – de sólidos conhecimentos e capacidades cognitivas fortemente desenvolvidas –, os filhos das camadas médias e pobres da população podem tomar posse de uma vida mais digna, e mais completa, com maior capacidade operativa (saber fazer, saber agir) e maior participação democrática.
LIBÂNEO; OLIVEIRA; TOSCHI. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2012.
Tal perspectiva representa o pensamento da teoria
educacional
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Vamos analisar a questão e entender por que a alternativa correta é a A - crítica.
O texto base da questão sugere que a justiça social pode ser alcançada na sala de aula por meio da formação cultural, proporcionando aos filhos das camadas médias e pobres uma vida mais digna e uma maior participação democrática. Esse enfoque é característico da teoria crítica na educação.
Teoria Crítica: Esta teoria educacional defende que a escola deve ser um espaço de transformação social, promovendo a justiça social e a equidade. A educação crítica busca combater as desigualdades sociais e capacitar os alunos para questionar e transformar a realidade em que vivem. Ao desenvolver capacidades cognitivas e operar com sólidos conhecimentos, a educação crítica visa formar cidadãos conscientes e participativos, capazes de intervir na sociedade de forma democrática.
Vamos agora analisar as alternativas incorretas para compreendermos por que não se adequam ao texto base.
Alternativa B - Tradicional: A teoria educacional tradicional foca na transmissão de conhecimentos de forma hierárquica e centrada no professor. O objetivo principal é a memorização e a repetição de conteúdos, sem necessariamente buscar uma transformação social ou a participação democrática dos alunos. Portanto, essa alternativa não se adequa ao texto.
Alternativa C - Interacionista: A teoria interacionista enfatiza a construção do conhecimento por meio da interação social e a mediação no processo de aprendizagem. Embora valorize a participação ativa dos alunos, não tem como foco principal a justiça social e a transformação das condições socioeconômicas, como sugere o texto base.
Alternativa D - Tecnicista: A teoria tecnicista vê a educação como um processo de preparação para o mercado de trabalho, enfatizando a eficiência, a produtividade e a formação de competências técnicas. Essa perspectiva não se preocupa diretamente com a justiça social ou a democratização das oportunidades, diferentemente do que é proposto no texto base.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A Pedagogia crítica é uma filosofia educacional descrita por Henry Giroux como um "movimento educacional, guiado por paixão e princípio, para ajudar estudantes a desenvolverem consciência de liberdade, reconhecer tendências autoritárias, e conectar o conhecimento ao poder e à habilidade de tomar atitudes construtivas."
A teoria crítica da educação, conforme os pressupostos teórico-metodológicos da te- oria social crítica, constitui-se como uma contribuição muito significativa para as análises sobre o processo de formação social que podemos estabelecer na atualidade.
A expressão Teoria Crítica é muito ampla em sua acepção: nomeia todas as teorias que se pautam pela negação da ordem estabelecida, pelo anti-positivismo, pela busca de uma sociedade mais justa e humana.
GABARITO LETRA "A"
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo