No ambiente SAN (Storage Area Network), o modelo do Fibre C...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C - FC-2.
Vamos entender por que essa alternativa está correta e aproveitaremos para revisar os conceitos centrais da questão.
Fibre Channel (FC) é uma tecnologia padrão para o transporte de dados em redes de alta velocidade, frequentemente utilizada em ambientes Storage Area Network (SAN). O modelo Fibre Channel é dividido em cinco camadas, numeradas de FC-0 a FC-4, cada uma com responsabilidades distintas.
Camadas do modelo Fibre Channel:
- FC-0: Define os meios físicos e as interfaces de hardware.
- FC-1: Cuida da codificação e decodificação de dados, garantindo a integridade dos dados transmitidos.
- FC-2: Responsável pela segmentação dos dados em quadros e pelo controle de fluxo e classes de serviço. Esta camada define como os blocos de dados dos aplicativos de nível superior são segmentados e enviados na rede.
- FC-3: Fornece serviços comuns para um grupo de dispositivos, como serviços de multicast e funções de gerência.
- FC-4: Define os protocolos de mapeamento, ou seja, como os protocolos de nível superior (como SCSI, IP) são mapeados em FC.
Portanto, a questão trata especificamente da camada que define como os blocos de dados são segmentados em quadros para serem repassados para a camada de transporte, incluindo ainda classes de serviços e mecanismos para controle de fluxo.
Portanto, a camada correta é a FC-2, pois ela é responsável por todas essas funções mencionadas: segmentação de dados, controle de fluxo e classes de serviço.
Se precisar de mais algum esclarecimento, estarei à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Letra C
O modelo do Fibre Channel define uma arquitetura de múltiplas camadas para o transporte dos dados pela rede. No total são cinco camadas, numeradas de FC-0 a FC-4. A camada superior estabelece a interface entre o Fibre Channel e aplicativos de nível superior. O FC-3 está em desenvolvimento e poderá incluir funções para criptografia e compressão de dados. A camada FC-2 define como os blocos de dados enviados dos aplicativos de nível superior serão segmentados em uma sequência de quadros para serem repassados para a camada de transporte. Essa camada inclui ainda classes de serviços e mecanismo para controle de fluxo. As camadas inferiores, FC-1 e FC-0, concentram-se no real transporte dos dados através da rede. O FC-1 é responsável pela codificação e decodificação de dados para que seja transmitida a velocidade gigabits e define a estrutura de comandos para o acesso do meio. FC-0 estabelece padrões para vários tipos de meios, extensão permitida, e sinalização.
https://www.gta.ufrj.br/grad/08_1/san/san_c.html
c-
FC-4 – Protocol-mapping layer, in which upper level protocols such as NVM Express (NVMe), SCSI, IP, and FICON are encapsulated into Information Units (IUs) for delivery to FC-2. Current FC-4s include FCP-4, FC-SB-5, and FC-NVMe.
FC-3 – Common services layer, a thin layer that could eventually implement functions like
encryption or RAID redundancy algorithms; multiport connections;
FC-2 – Signaling Protocol, defined by the Fibre Channel Framing and Signaling 4 (FC-FS-5) standard, consists of the low level Fibre Channel network protocols; port to port connections;
FC-1 – Transmission Protocol, which implements line coding of signals;
FC-0 – physical layer, includes cabling, connectors etc
https://en.wikipedia.org/wiki/Fibre_Channel
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo