A reunião de espécies documentais que se assemelham por seus...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: IFF Prova: CESPE - 2018 - IFF - Arquivista |
Q907226 Arquivologia
A reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem tratamento técnico específico é
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (DBTA), a reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato, e que exigem processamento técnico específico e, por vezes, mediação técnica para acesso, como documentos audiovisuais, documentos bibliográficos, documentos cartográficos, documentos eletrônicos, documentos filmográficos, documentos iconográficos, documentos  micrográficos, documentos textuais é denominada Gênero documental, assim como definido na questão.

a) Tipo Documental, segundo o DBTA, é a divisão de espécie documental espécie documental que reúne documentos por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica do registro. São exemplos de tipos documentais cartas precatórias, cartas régias, cartas-patentes, decretos sem número, decretos-leis, decretos legislativos, daguerreótipos, litogravuras, serigrafias, xilogravuras.
Dica: para identificar um tipo documental, lembre-se sempre do seguinte esquema:
Tipo documental = espécie + função do documento.
Exemplo: Ata (espécie) + de reunião (função) = Ata de Reunião (Tipo documental)

b) Assunto documental é o conteúdo do documento, a qual função ele faz referência. 

c) Integridade, segundo o DBTA, é o objetivo decorrente do princípio da proveniência que consiste em resguardar um fundo de misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações indiscriminadas. 

d) gabarito

e) Temos três tipos de entidades: a coletiva, a custodiadora e a produtora.

Entidade coletiva, segundo o DBTA é o grupo de pessoas que age de maneira organizada e é identificado por um nome específico, variando no seu grau e forma de organização, como movimentos sociais e políticos, feiras, seminários, conferências, instituições econômicas, sociais, políticas e religiosas, embarcações e aeronaves. Também chamado entidade corporativa.

Entidade custodiadora, segundo o DBTA, é a entidade responsável pela custódia e acesso a um acervo. Também chamada custodiador. 

Entidade produtora segundo o DBTA, é a entidade coletiva, pessoa ou família identificada como geradora de arquivo. Também chamada produtor.

Gabarito do Professor: Letra D.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gênero documental Reunião de espécies documentais que se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente o suporte e o formato e que exigem processamento técnico específico e, por vezes,mediação técnica para acesso como documentos audiovisuais, documentos bibliográficos, documentos cartográficos, documentos eletrônicos documentos filmográficos,documentos iconográficos, documentos micrográficos, documentos textuais. Questão certa D.

Gabarito: Letra D.

Designação dos documentos segundo aspecto de sua formatação nos diferentes suportes. Segundo a maneira que a informação foi registrada.

A)Documentos textuaisinformações escrita ou textual. Ex: contrato, ata, relatório, certidão

B)Documentos audiovisuais (analógico): informação esteja em forma de som e/ou imagem em movimento.Ex: filme, registro sonoro em fita cassete. Temos os sonoros (em som) e os filmográficos (em filme)

C)Documentos micrográficosem microforma. Ex: microfilmes e microfichas.

D)Documentos iconográficosem imagem estática. Ex: fotografia, negativos, diapositivos (slides), desenhos, gravuras

E)Documentos cartográficos: representação de forma reduzida de uma área maior. Ex: mapa, perfil, planta

F)Documentos informáticos ou digitais: codificado em dígitos binários, produzido, tramitado e armazenado por sistema computacional. Ex: arquivo em MP3, arquivo do Word, DVD.

Fonte: Robnei Stefanes.

Se pensarmos de forma lógica, dá para acertar. 

 

Gênero é maior que espécie, ou seja, gênero é a soma de várias espécies, sendo elas, em arquivologia, as seguintes:

 

- textual

- sonoro

- filmográfico

- iconográfico

- áudio-visual

- cartográfico (mapas)

- micrográfico (microfilme)

- informático

 

 

LETRA D

 

Ano: 2018 Banca: UFPR Órgão: UFPR Prova: Assistente em Administração - MODIFICADA

‘Documento’ é a unidade de registro de informações e pode ser classificado quanto ao gênero, espécie e natureza do assunto. A partir do exposto, assinale a alternativa CORRETA.

 

 c) Gênero documental é a reunião de espécies documentais que se assemelham por suas características essenciais, particularmente o suporte e o formato.

*Diplomática (estrutura formal do doc):


Gênero: semelhantes qto ao SUPORTE e FORMATO. Ex.:audiovisual, bibliográficos, cartográficos, textuais, iconográficos...


Espécie: FORMATO. Ex.: ata, carta, atestado, parecer, ofício...


Tipo: ESPÉCIE + FUNÇÃO. Ex: carta precatória, carta régia..


Formato: características físicas de apresentação. Ex.: cartão, folha, ficha, folder...


Forma: estágio de preparação do doc. Ex: rascunho,minuta, original, cópia.


Gabarito: D

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo