O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais considera risco...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1070325 Segurança e Saúde no Trabalho

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais considera riscos ambientais os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador.


Segundo esse Programa, assinale a opção que apresenta somente riscos biológicos.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa D - Bacilos e protozoários é a correta para a questão apresentada.

O tema central da questão envolve o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), que considera os riscos ambientais nos locais de trabalho como agentes que podem prejudicar a saúde do trabalhador. Esses agentes são classificados em três categorias principais: físicos, químicos e biológicos.

Riscos biológicos são aqueles associados a micro-organismos que podem causar doenças nos trabalhadores. Eles incluem bactérias, vírus, fungos, protozoários e bacilos. Esses agentes podem estar presentes em ambientes como hospitais, laboratórios e outros locais onde há exposição a materiais biológicos.

Analisando as alternativas:

A - Infrassom e ultrassom: Esses são exemplos de riscos físicos, que se referem a fatores energéticos no ambiente de trabalho, como ruído, radiação, vibração e temperatura.

B - Radiações ionizantes: Também se enquadram como riscos físicos. Essas são energias que podem alterar a estrutura das células e tecidos do corpo humano.

C - Temperaturas extremas: Constituem outro exemplo de riscos físicos, pois englobam condições climáticas que podem afetar a saúde, como calor ou frio excessivo.

E - Gases e vapores: São classificados como riscos químicos. Eles podem ser inalados e causar danos ao organismo, dependendo de sua concentração e tempo de exposição.

Assim, a única opção que apresenta exclusivamente riscos biológicos é a alternativa D, que menciona bacilos e protozoários.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

9.1.5.3 Consideram-se agentes biológicos as bactérias, fungos, bacilos, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.

Infrassom e ultrassom. = FÍSICO

Radiações ionizantes. = FÍSICO

Temperaturas extremas. = FÍSICO

Bacilos e protozoários. = BIOLÓGICO - GABARITO

Gases e vapores. = QUÍMICO.

Riscos e seus agentes

  1. 1. Riscos de acidentes

Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.

  1. 2. Riscos ergonômicos

Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.

  1. 3. Riscos físicos

Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.

  1. 4. Riscos químicos

Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, névoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.

  1. 5. Riscos biológicos

Consideram-se como agentes de risco biológico as bactérias, vírus, fungos, parasitos, entre outros.

  1. Referências Bibliográficas

BRASIL. Portaria nº 3.214 de 08 de junho de 1978 NR - 5. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. In: SEGURANÇA E MEDICINA DO TRABALHO. 29. ed. São Paulo: Atlas, 1995. 489 p. (Manuais de legislação, 16).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo