Felizmente, o desejo e os mecanismos de participação e cont...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q482130 Direito Administrativo
Felizmente, o desejo e os mecanismos de participação e controle da sociedade sobre o Estado e suas instituições são crescentes. Esse processo é imprescindível para a consolidação e o aperfeiçoamento de nossa frágil democracia.

Imagem associada para resolução da questão

Ainda que já se faça necessária uma ampla atualização do Regime Jurídico dos Servidores Públicos Civis da União, das Autarquias e das Fundações Públicas Federais, é inegável sua contribuição para a reorganização relativamente democrática da administração pública federal.

Dentre os dispositivos da Lei Federal n° 8.112/1990 relacionados nas alternativas, assinale aquele que pode ser diretamente relacionado com o conceito de controle social mencionado:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão em tela versa sobre disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990. 

Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais. 

Frisa-se que a questão em tela deseja que seja assinalada a alternativa em que consta um dispositivo da lei 8.112 de 1990 diretamente relacionado com o conceito de controle social, destacado pelo enunciado da questão em tela. 

Analisando as alternativas 

Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois o dispositivo o qual prevê que “só poderá ser empossado aquele que for julgado apto física e mentalmente para o exercício do cargo" não guarda relação com o controle social, destacado pelo enunciado da questão em tela. Tal dispositivo diz mais respeito à posse do(a) servidor(a) público(a) e à sua respectiva aptidão física e mental

Letra b) Esta alternativa está incorreta, pois o dispositivo o qual prevê que “a posse poderá dar-se mediante procuração específica" não guarda relação com o controle social, destacado pelo enunciado da questão em tela. Tal dispositivo diz mais respeito à possibilidade de a posse poder ocorrer, por meio de uma procuração específica

Letra c) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela. De início, deve-se destacar que, conforme o § 5º, do artigo 13, da lei 8.112 de 1990, “no ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública." Nesse sentido, salienta-se que a declaração de bens e valores que constituem o patrimônio do(a) servidor(a) público(a) e a declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública que deverão ser entregues no ato da posse constituem formas de se haver um controle social, tendo em vista que, em tais casos, o(a) servidor(a) público(a) estará dando transparência quanto ao seu patrimônio e ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública. Logo, restam-se configuradas ocorrências relativas ao conceito de controle social, destacado pelo enunciado da questão em tela. 

Letra d) Esta alternativa está incorreta, pois o dispositivo o qual prevê que “é de quinze dias o prazo para o servidor empossado em cargo público entrar em exercício, contados da data da posse" não guarda relação com o controle social, destacado pelo enunciado da questão em tela. Tal dispositivo diz mais respeito ao prazo no qual o(a) servidor(a) público(a) empossado(a) em cargo público deve entrar em exercício

Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois o dispositivo o qual prevê que “à autoridade competente do órgão ou entidade para onde for nomeado ou designado o servidor compete dar-lhe exercício" não guarda relação com o controle social, destacado pelo enunciado da questão em tela. Tal dispositivo diz mais respeito à autoridade competente que irá dar exercício ao(à) servidor(a) público(a) que acabara de ingressar ao serviço público

Gabarito: letra "c".

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Conforme Constituição Federal, Art. 37,§ 1º A publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

Sendo assim fica claro o caráter transparente da maioria das atividades da administração pública em obrigar o servidor empossado a declarar sua situação patrimonial.

Portanto, CORRETA LETRA C:

lOucaaaa essa questão!


Não entendi foi nada

o desejo e os mecanismos de participação e controle da sociedade sobre o Estado e suas instituições são crescentes

TRADUZINDO O povo de olho na administrção pública .

No ato da posse, o servidor apresentará declaração de bens e valores que constituem seu patrimônio e declaração quanto ao exercício ou não de outro cargo, emprego ou função pública.

Sigam @diaadiaavante no insta a rotina imperfeita de uma concurseira .

Eu errei mas depois entendi. A questão tá pedindo a alternativa que apresenta controle social. É alternativa C. Transparecia dos bens já adquiridos antes da posse.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo