De acordo com as Normas Gerais de Direito Financeiro, Lei n°...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2235282 Administração Financeira e Orçamentária
De acordo com as Normas Gerais de Direito Financeiro, Lei n° 4.320/1964, que trata da elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, aplicadas na UFPA, a Diretoria de Finanças e Contabilidade (DFC) possui em sua estrutura a Contadoria Geral (CG), que realiza o acompanhamento, análise, conciliação e regularização das contas contábeis que compõem os Balanços da UFPA. O Balanço Orçamentário demonstra as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas. O Balanço Financeiro demonstra a receita e a despesa orçamentárias bem como os recebimentos e os pagamentos de natureza extraorçamentária, conjugados com os saldos provenientes do exercício anterior, e os que se transferem para o exercício seguinte. Já o Balanço Patrimonial demonstra vários itens, com exclusão das(do) 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Balanço patrimonial é um relatório contábil que avalia a condição patrimonial e financeira de uma empresa ao final de um período — geralmente, 12 meses. Ele é considerado a demonstração financeira mais importante de uma empresa.

O Balanço Patrimonial é constituído por três contas principais. De um lado do balanço, fica localizado o Ativo. Do outro lado, são registrados o Passivo e o Patrimônio Líquido da empresa

.

E a regra básica da contabilidade diz que deve haver uma igualdade entre esses três itens. Logo, a equação básica de todo balanço patrimonial é a seguinte:

  • Ativo = Passivo + Patrimônio líquido

Os ativos são o conjunto de bens, direitos e créditos a receber que um

Já o passivo está relacionado a todas as dívidas e obrigações que a empresa possui, independente se são com pessoas físicas (funcionários) ou pessoas jurídicas (fornecedores, bancos, entre outros).

Patrimônio líquido Importante lembrar que as contas de ativos e passivos ainda são divididas em circulante e não circulante e todos os dados disponíveis nele servem de base para o cálculo de diversos indicadores que representam como está a saúde financeira da empresa.

 é composto por bens e direitos com realização acima de um ano, ou de natureza fixa e duradoura.

 é composto pelas dívidas e obrigações da empresa com vencimento menor um ano. Os principais componentes são: pagamento de fornecedores, empréstimos de curto prazo e impostos.

O apresenta as dívidas e obrigações com prazo de vencimento maior que um ano. Costumam fazer parte dessa conta os empréstimos de longo prazo e garantias de aportes;

O ativo corrente ou circulante é, grosso modo, todo o item de ativo cujo prazo de titularidade, consumo, recuperação ou convertibilidade em dinheiro seja inferior a 12 meses.

Composição do Balanço Patrimonial

Ativo Financeiro

Ativo Permanente

Passivo Financeiro

Passivo Financeiro

Contas de Compensação

Saldo Patrimonial

Lei n° 4.320/1964

Artigo 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

I - O Ativo Financeiro;

II - O Ativo Permanente;

III - O Passivo Financeiro;

IV - O Passivo Permanente;

V - O Saldo Patrimonial;

VI - As Contas de Compensação.

Artigo 105. O Balanço Patrimonial demonstrará:

I - O Ativo Financeiro;

II - O Ativo Permanente;

III - O Passivo Financeiro;

IV - O Passivo Permanente;

V - O Saldo Patrimonial;

VI - As Contas de Compensação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo