Leia as afirmativas abaixo. I - O recurso de coesão usad...
Para começo de conversa, entenda _____________ é tão importante reduzir o
consumo de três _____________ _____________ nos dias de hoje.
ÁGUA. Ela até cai do céu, mas é um recurso esgotável e raro em muitos lugares do
mundo. Se em apenas cinco minutos você escovar os dentes com a torneira
escancarada, 12 litros de água potável serão _____________ .
ENERGIA ELÉTRICA. O consumo cada vez mais requer a construção de usinas
hidrelétricas, e mais florestas vão desaparecer para dar lugar a elas. Acredite: o
simples gesto de desligar as luzes dos ambientes quando estiverem vazios pode ajudar
a evitar mais hidrelétricas.
COMBUSTÍVEIS. A queima dos fósseis, como o diesel e a gasolina, é a maior
responsável pela emissão de gases do aquecimento global. Segundo o urbanista e ex-
prefeito de Curitiba Jaime Lerner, “nas grandes cidades são produzidos 75% de todo o
CO2 jogado na atmosfera”. Pense nisso antes de entrar no carro só para ir à padaria da
esquina.
Manual de Etiqueta Planeta Sustentável. Editora Abril. São Paulo. 2007.
I - O recurso de coesão usado no segmento “Segundo o urbanista e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner,...” pode ser substituído sem qualquer tipo de prejuízo por consoante.
II - Na expressão queima dos fósseis, a expressão preposicionada tem a mesma função sintática que a expressão preposicionada sublinhada em responsável pela emissão de gases do aquecimento global.
III - Se a passagem Segundo o urbanista e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner, “nas grandes cidades são produzidos 75% de todo o CO2 jogado na atmosfera. fosse transformada em discurso direto, uma das possibilidades de reescritura seria: O urbanista e ex-prefeito de Curitiba Jaime Lerner afirmou: “Nas grandes cidades são produzidos 75% de todo o CO2 jogado na atmosfera.”
IV - Os textos que compõem a correspondência oficial devem apresentar uma linguagem clara, direta, correta e sofisticada, para dar ao leitor a certeza do nível cultural de quem fez o texto.
Estão corretas as afirmativas:
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
IV- Os textos que compõem a correspondência oficial devem apresentar uma linguagem clara, direta, correta e sofisticada, para dar ao leitor a certeza do nível cultural de quem fez o texto.
A redação oficial ela deve usar a linguagem culta da língua e não sofisticada. Ela deve conter uma linguagem simples para que possa ser entendida por maior número possível de leitores do texto.
Com isso eliminados as questões a); b) e c) que contêm a afirmativa. Resta-nos analisar as afirmativas d) e e). E como elas contêm duas afirmativas em comum ( I e III) resta-nos analisar apenas a afirmativa II.
Afirmativa II: Na expressão queima dos fósseis, a expressão preposicionada tem a mesma função sintática que a expressão preposicionada sublinhada emresponsável pela emissão de gases do aquecimento global.
Ambas expressões são Adjunto Adnominal:
Quando um termo estiver se referindo a um nome e estiver acompanhado de uma preposição ele será complemento nominal ou adjunto adnominal.
É o termo que determina, especifica ou explica um substantivo. O adjunto adnominal possui função adjetiva na oração, a qual pode ser desempenhada por adjetivos, locuções adjetivas, artigos, pronomes adjetivos e numerais adjetivos
Há nomes que não tem sentido completo exige um termo para completá-los. Esse termo é chamado complemento nominal e inicia-se sempre por preposição.
Dicas para diferenciar o A.A. do C.N.:
I)O C.N. dá margem a uma pergunta: ex.: Tenho necessidade..... quem tem necessidade tem necessidade de alguma coisa... (muito parecido com objeto indireto. A diferença é que é nome e não verbo) Tenho necessidade de ajuda.
Adjunto Adnominal: A casa velha caiu. Velha é adjunto adnominal e a palavra casa não gera um pergunta, observe se tirarmos o A.A. " A casa caiu."
II) O A.A. pratica a ação enquanto o C.N. sofre a ação:
As críticas ao diretor eram infundadas. (o diretor sofre as críticas então é complemento nominal).
As críticas do diretor eram infundadas. (O diretor pratica a ação então é Adjunto adnominal).
III) Complemento Nominal não se refere a substantivo concreto somente abstrato e os A.A. não se refere a substantivo abstrato nem a adjetivo e nem a advérbio.
As ruas de terra serão asfaltadas. (A.A. pois C.N. não se refere a substantivo concreto).
O 1o. é claro... pela própria explicação do colega. Complemento Nominal sofre/recebe a ação. Ora, se o fóssil é queimado.. ele é paciente da ação de queima. Logo, CN.
O segundo caso eu diria que, por ser o CN aplicado em caso de Adjetivo, Advérbio ou Subs Abstrato paciente, e a palavra Responsável me parecer um adjetivo na oração, logo, concluo ser CN tbm!
Correto o quesito.
Abs,
SH.
[email protected]
A queima dos fósseis, como o diesel e a gasolina, é a maior responsável pela emissão de gases...
Bem, certa vez, um professor comentou que Substantivo Abstrato é "aquilo que Não se consegue desenhar a não ser na própria imaginação" como; sentimentos , virtudes , etc...
A palavra Responsável além de ser Adjetivo da palavra queima (núcleo do sujeito) é, também, virtude daquele que cumpre com seu compromissos. Ora, então por que e como se trata de Adjunto Adnominal, conforme o exposto pelo colega?
Distinção entre Adjunto Adnominal e Complemento Nominal
É comum confundir o adjunto adnominal na forma de locução adjetiva com complemento nominal. Para evitar que isso ocorra, considere o seguinte:
a) Somente os substantivos podem ser acompanhados de adjuntos adnominais; já os complementos nominais podem ligar-se a substantivos, adjetivos e advérbios. Assim, fica claro que o termo ligado por preposição a um adjetivo ou a um advérbio só pode ser complemento nominal. Quando não houver preposição ligando os termos, será um adjunto adnominal.
b) O complemento nominal equivale a um complemento verbal, ou seja, só se relaciona a substantivos cujos significados transitam. Portanto, seu valor é passivo, é sobre ele que recai a ação. O adjunto adnominal tem sempre valor ativo. Observe os exemplos:
A expressão "à mãe" classifica-se como complemento nominal, pois mãe é paciente de amar, recebe a ação de amar.
Exemplo 2 : Vera é um amor de mãe.
A expressão "de mãe" classifica-se como adjunto adnominal, pois mãe é agente de amar, pratica a ação de amar.
Coesão sequencial é a utilização de termo que harmonizam as orações e parágrafos em torno de um mesmo assunto (inícios de parágrafos que tu usa tanto, como “Por essa perspectiva”).
Abraços
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo