Acerca da particularidade da dimensão investigativa na forma...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2680674 Serviço Social

Acerca da particularidade da dimensão investigativa na formação e prática profissional do assistente social abordada por Carlos Antonio de Souza Moraes, analise as afirmações abaixo:


1. A educação vinculada ao mercado, o aligeiramento da pesquisa e da descoberta científica na formação profissional, o treinamento dos graduandos e o reforço dos mecanismos ideológicos de submissão dos profissionais de Serviço Social, além da falta de condições de trabalho docentes, pode estar impulsionando a construção de um movimento de politização da categoria profissional.

2. Como a tradução das dimensões teórica, ética, política e técnica-operativa como base da dimensão investigativa não tem se processado na formação profissional, o acadêmico em Serviço Social, embora muitas vezes entenda que é preciso ter uma postura investigativa, não tem sido instrumentalizado para sua apropriação como dimensão constitutiva da intervenção profissional.

3. As diretrizes gerais de 1996 enfatizam a unidade entre o pensar e o agir, por isso, torna-se possível afirmar que, a partir de meados de 1990, a dimensão investigativa passou a ser requisitada com maior ênfase como exigência para construção da prática profissional.

4. A realidade de trabalho profissional está isenta das múltiplas forças e expressões, frutos do ideário, das ações e ataques neoliberais, pois o profissional mantém-se distante destas relações, preservando sua total autonomia profissional na condição de profissional liberal.

5. Embora a condição de assalariado estabeleça, através das instituições empregadoras, as condições em que o trabalho se realiza, é fundamental que o assistente social mantenha uma dupla vinculação no cotidiano de sua prática com as instâncias mandatárias institucionais e com a população usuária.


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

Alternativas