No que se refere à gestão patrimonial, é possível diferencia...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2447445 Administração de Recursos Materiais
No que se refere à gestão patrimonial, é possível diferenciar recurso material, em sentido amplo, de recurso patrimonial, pelo fato de que 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para que a questão em exame seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre o conceito de recursos materiais e patrimoniais. Assinale a alternativa correta.


Segundo Fenili (2016), recurso material, em sentido amplo, é: todo o bem físico (tangível ou corpóreo) empregado em uma organização.


O autor destaca ainda que os recursos materiais, em sentido amplo, podem ainda ser classificados em duas subcategorias:


Recurso material, em sentido estrito é: todo o bem físico (tangível) empregado em uma organização que detém natureza não permanente. Em geral, constituem-se em materiais que são consumidos ao longo do tempo, constituindo-se, usualmente, bens de estoque. Apesar de ser esta uma classificação contábil, o conceito de recurso material, em sentido estrito, aproxima-se sobremaneira do inerente a material de consumo.


Recurso patrimonial é: todo o bem físico (tangível) empregado em uma organização que detém natureza permanente. Em geral, os bens patrimoniais podem ser de três tipos: imóveis (prédios, terrenos etc.), instalações (uma central de ar condicionado, por exemplo) e materiais permanentes (máquinas, móveis, computadores etc.).


Com base nos conceitos acima, concluímos que a alternativa correta é a C.


GABARITO: C


Referência:


FENILI, Renato Ribeiro. Gestão de Materiais. 2. ed. -- Brasília: Enap, 2016.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

PARA REVISÃO!

A afirmação mistura um pouco os conceitos de recurso material e recurso patrimonial. Vamos esclarecer:

Recursos materiais, em sentido amplo, referem-se a todos os bens físicos (tangíveis) empregados em uma organização. No entanto, eles podem ser divididos em dois tipos:

  • Recurso material, em sentido estrito: São bens físicos com natureza não permanente, geralmente utilizados ao longo do tempo e classificados como materiais de consumo.
  • Recurso patrimonial: Consiste em bens físicos com natureza permanente, como imóveis, instalações e materiais permanentes.

Portanto, a principal diferença está na natureza da utilização dos bens: se são consumidos e substituídos regularmente (recursos materiais em sentido estrito) ou se são bens duráveis que contribuem para a operação contínua da organização (recursos patrimoniais). Além disso, recursos patrimoniais também podem incluir ativos intangíveis, como marcas registradas e patentes.

Gabarito: C.

Pra quem ficou na dúvida sobre a leta D, a questão tentou nos confundir pedindo o conceito de recurso material em sentido amplo, pois estamos mais acostumados a diferenciar o recurso material em sentindo estrito x recurso patrimonial.

"No que se refere à gestão patrimonial, é possível diferenciar recurso material, em sentido amplo, de recurso patrimonial, pelo fato de que"

Segundo a Apostila de Gestão de Materiais do ENAP (2013):

"Recurso material, em sentido amplo, é todo o bem físico (tangível) empregado em uma organização.

[Material é a] designação genérica de equipamentos, componentes, sobressalentes, acessórios, veículos em geral, matérias-primas e outros itens empregados ou passíveis de emprego nas atividades dos órgãos e entidades públicas federais, independente de qualquer fator;

Para fins de gestão, os recursos materiais, em sentido amplo, podem ainda ser classificados em duas subcategorias:

os recursos materiais em sentido estrito e os recursos patrimoniais, assim definidos: Recurso material, em sentido estrito, é todo o bem físico (tangível) empregado em uma organização que detém natureza não permanente. Em geral, constituem-se em materiais que são consumidos ao longo do tempo, constituindo-se, usualmente, bens de estoque. Apesar de ser esta uma classificação contábil, o conceito de recurso material, em sentido estrito, aproxima-se sobremaneira do inerente a material de consumo.

Recurso patrimonial é todo o bem físico (tangível) empregado em uma organização que detém natureza permanente. Em geral, os bens patrimoniais podem ser de três tipos: imóveis (prédios, terrenos etc.), instalações (uma central de ar condicionado, por exemplo) e materiais permanentes (máquinas, móveis, computadores etc.)."

Alternativa C) o primeiro é todo o bem físico (tangível ou corpóreo) empregado em uma organização de qualquer espécie, e o segundo é todo o bem físico (tangível) empregado em uma organização que detém natureza permanente. 

Gab:C

Recursos materiais, em Sentido Amplo:

  • Referem-se a Todos os Bens Físicos (Tangíveis ou Corpóreo)
  • Empregados em uma Organização de Qualquer Espécie

 Recurso material, em Sentido Estrito:

  • São Bens Físicos com Natureza Não Permanente.
  • Geralmente utilizados ao Longo do Tempo e Classificados como Materiais de Consumo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo