De acordo com Paes (2004), dependendo do aspecto sob o qual ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1246207 Arquivologia
De acordo com Paes (2004), dependendo do aspecto sob o qual os arquivos são estudados, eles podem ser classificados segundo: as entidades mantenedoras, os estágios de evolução, a extensão de sua atuação e a natureza de seus documentos. No que se refere à natureza dos seus documentos, um arquivo pode ser classificado como:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: C - especial e especializado

A questão aborda a classificação dos arquivos com base na natureza dos seus documentos, conforme os estudos de Paes (2004). É fundamental compreender as diferentes formas de classificação dos arquivos para resolver essa questão, como pelas entidades mantenedoras, pelos estágios de evolução, pela extensão de sua atuação e pela natureza dos documentos arquivísticos.

Justificativa da alternativa correta: A natureza dos documentos de um arquivo refere-se às características intrínsecas dos documentos que ele conserva. A alternativa C - especial e especializado classifica os arquivos com base na especificidade e na especialização do conteúdo dos documentos que eles armazenam. Um arquivo especial geralmente contém documentos que possuem características ou temáticas específicas, enquanto um arquivo especializado é voltado para um campo ou área de conhecimento específica.

Alternativas incorretas:

A - ostensivo e sigiloso: Esta classificação está relacionada ao grau de acesso e à confidencialidade dos documentos, e não à natureza dos documentos. Os documentos ostensivos são de acesso público, enquanto os sigilosos têm acesso restrito.

B - público e privado: Esta classificação refere-se às entidades mantenedoras dos arquivos. Arquivos públicos são mantidos por instituições governamentais ou públicas, enquanto arquivos privados são mantidos por entidades ou indivíduos não vinculados ao poder público.

D - corrente, intermediário ou permanente: Esta classificação diz respeito aos estágios de evolução dos documentos arquivísticos. Um arquivo corrente é aquele utilizado frequentemente, o intermediário é usado ocasionalmente, e o permanente é destinado à preservação histórica e permanente.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Cuidado para não confundir com a natureza do assunto!

Chama-se de arquivo especial aquele que tem sob sua guarda documentos de formas físicas diversas- fotografias, fiscos, fitas, clichês, CD-ROM- e que, por esta razão, merecem tratamento especial não apenas no que se refere ao ser armazenamento, como também ao registro, acondicionamento, controle, conservação, etc...

Arquivo especializado é o que tem sob sua custódia os documentos resultantes da experiência humana num campo específico, independentemente da forma física que apresentem, como, por exemplo, os arquivos médicos ou hospitalares, os arquivos de imprensa, os arquivos de engenharia... são chamados impropriamente de arquivos técnicos

Ostensivo e sigiloso: Natureza do assunto

Público e privado: Entidade mantenedora

Especial e especializado: Natureza dos documentos

Corrente, intermediário, permanente : Estágio de evolução

Ostensivo e sigiloso: Natureza do assunto

Público e privado: Entidade mantenedora

Especial e especializado: Natureza dos documentos

Corrente, intermediário, permanente : Estágio de evolução

Questão

De acordo com Paes (2004), dependendo do aspecto sob o qual os arquivos são estudados, eles podem ser classificados segundo: as entidades mantenedoras, os estágios de evolução, a extensão de sua atuação e a natureza de seus documentos. No que se refere à natureza dos seus documentos, um arquivo pode ser classificado como:

A ( ) ostensivo e sigiloso.

Esta classificação é atribuída aos documentos de acordo com a natureza do assunto. Quanto à natureza do assunto um documento pode ser:

  • Sigiloso -> é o documento que deve ter acesso restrito e, por isso, requer medidas especiais em sua custódia, divulgação e acesso.
  • Ostensivo ou ordinário -> é o documento que não possui sigilo e, por isso, em sua tramitação, a regra é o acesso livre.

B ( ) público e privado.

A lei 8159/91 divide os arquivos em públicos e privados.

C (X) especial e especializado.

Arquivos Especiais -> possuem sob sua guarda documentos de formas físicas diversos, ou seja, fotografias, discos, fitas, disquetes, DVDs, etc.

Arquivos Especializados -> não têm características físicas particulares (como os Especiais), mas tratam de assuntos de campos específicos, independente da forma dos suportes documentais. Ex.: arquivo especializado na área esportiva, na área educacional, na área de engenharia, etc.

D ( ) corrente, intermediário ou permanente.

Os arquivos devem ser divididos em corrente, intermediário e permanentes em relação aos seus estágios de evolução.

Gabarito C

Quanto à natureza dos documentos >>arquivos especiais e especializados.

Quanto à natureza do assunto >>ostensivos e sigilosos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo