Quanto às disposições da Lei n.º 8.429/1992, julgue o item. ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2023 Banca: Quadrix Órgão: CRO-PB Prova: Quadrix - 2023 - CRO-PB - Fiscal |
Q2134979 Direito Administrativo

Quanto às disposições da Lei n.º 8.429/1992, julgue o item. 


Para efeitos da Lei de Improbidade Administrativa, considera‑se agente público o agente político que exerce, transitoriamente, mediante remuneração, mandato eletivo nos órgãos do Poder Legislativo.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Trata-se de questão que exigiu domínio acerca do conceito de agente público, previsto na Lei 8.429/92 (LIA), mais precisamente acerca da amplitude de tal definição legal.

Realmente, os agentes políticos, aí inseridos aqueles que exercem mandato eletivo, de forma transitória, mediante remuneração, englobam-se na noção legal de agentes públicos, como se pode extrair do art. 2º da LIA:

"Art. 2º Para os efeitos desta Lei, consideram-se agente público o agente político, o servidor público e todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades referidas no art. 1º desta Lei."

Logo, induvidoso que os parlamentares, que exercem mandatos eletivos no Legislativo, encontram-se abrangidos pelo conceito legal de agentes públicos.


Gabarito do professor: CERTO

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Eu achei que a questão ficou dúbia... Mas enfim, bola pra frente!

Art. 2º Para os efeitos desta Lei, consideram-se agente público o agente político, o servidor público e todo aquele que exerce, ainda que transitoriamente ou sem remuneração, por eleição, nomeação, designação, contratação ou qualquer outra forma de investidura ou vínculo, mandato, cargo, emprego ou função nas entidades referidas no art. 1º desta Lei. 

O erro da questão é: Para efeitos da Lei de Improbidade Administrativa, considera‑se agente público o agente político que exerce, transitoriamente, mediante remuneração, mandato eletivo nos órgãos do Poder Legislativo.

Sem remuneração é agente público, com remuneração não é? É o que, então?

E o fato de poder ser "sem remuneração" o agente publico, anula o conceito de agente publico porque recebe remuneração? QUESTÃO DEVE SER ANULADA!

Tá né... o critério foi a literalidade da lei, pouco importa se pela lei, o conceito apresentado tbm se encaixa na condição de servido público...

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo