O modelo gerencial da Administração Pública, popularmente co...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2448121 Administração Pública
O modelo gerencial da Administração Pública, popularmente conhecido como nova Administração Pública, emerge na segunda metade do século XX, em respostas à expansão das funções econômicas e sociais do Estado, desenvolvimento tecnológico e globalização da economia mundial (PALUDO, 2013). Sobre o modelo gerencial e suas características, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) O modelo gerencial tem como principal objetivo orientar a Administração Pública em direção a valores de eficácia e qualidade na prestação dos serviços públicos, promovendo o desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações, inspirada no setor privado.
( ) Uma das disfunções do modelo gerencial é o apego exagerado às normas e regulamentos internos, em que o servidor era mais valorizado por conhecer as regras e os procedimentos do que pelos conhecimentos técnico-profissionais.
( ) O modelo gerencial objetiva fortalecer e ampliar a autonomia da burocracia estatal, organizada em carreiras de Estado, valorizando o seu trabalho técnico e político. Isso visa permitir sua participação, junto aos políticos e à sociedade, na formulação e gestão das políticas públicas.
( ) O modelo gerencial caracteriza-se pela centralização, criação de novos níveis hierárquicos e pela padronização dos processos, visando garantir maior eficiência, controle e aprimoramento nos serviços públicos.

A sequência está correta em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa correta: A - V, F, V, F.

Vamos entender o modelo gerencial da Administração Pública e as afirmações da questão para justificar a resposta correta.

O modelo gerencial, surgido como uma resposta à necessidade de modernização do setor público, tem o foco na eficiência e eficácia da prestação de serviços públicos. Isso significa uma orientação para resultados, com inspiração em práticas de gestão bem-sucedidas no setor privado. Portanto, a primeira afirmação é verdadeira (V), pois o modelo gerencial busca orientar a Administração Pública para valores de eficácia e qualidade, promovendo uma cultura de gestão focada em resultados.

A segunda afirmação é falsa (F) porque o apego exagerado às normas e regulamentos é uma característica do modelo burocrático de administração, o qual o modelo gerencial busca superar. O modelo gerencial valoriza a flexibilidade, autonomia e a responsabilização dos gestores e servidores pelos resultados, em vez de apenas seguirem processos e normas de forma rígida.

A terceira afirmação é verdadeira (V). O modelo gerencial realmente busca fortalecer a autonomia e a responsabilização da burocracia, promovendo a valorização do trabalho técnico e político dos servidores, e incentivando a participação na formulação e gestão das políticas públicas. Isso é feito na expectativa de melhorar a qualidade e a eficiência dos serviços prestados à sociedade.

Por fim, a quarta afirmação é falsa (F) porque o modelo gerencial é caracterizado pela descentralização e desburocratização, com a redução de níveis hierárquicos e ênfase na flexibilidade e responsabilização. A centralização, criação de novos níveis hierárquicos e padronização dos processos são, na verdade, características associadas ao modelo burocrático, que é o antecessor do modelo gerencial.

Compreendendo essas características, fica claro que a sequência correta é a alternativa A - V, F, V, F, que corretamente identifica as duas primeiras como verdadeira e falsa, respectivamente, e as duas últimas como verdadeira e falsa, respectivamente.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

V- O gerencialismo tem por objetivo criar competição, sempre que possível, entre o setor público e o setor privado. Em

outras palavras, deve-se “quebrar o monopólio” estatal, sempre que for possível. Tal prática aumenta a eficiência e a eficácia na prestação dos serviços.

F- É disfunção do patrimonialismo, não do gerencialismo (Internalização das regras e Apego extremo às normas: Na burocracia, servidor bom é aquele que conhece “de cor e salteado” todas as regras e regulamentos. Contudo, o apego é tão exagerado às normas, que o funcionário se esquece de perseguir os objetivos (os fins) da organização. As normas e os regulamentos (que deveriam ser os “meios”) passam a ser os principais objetivos (os “fins) do servidor.)

V-A administração gerencial contrapõe-se à ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional. Contudo, incorpora diversos princípios da administração burocrática. À avaliação sistemática, à recompensa pelo desempenho, e à capacitação permanente, que já eram características da boa administração burocrática, acrescentam-se os princípios da orientação para o cidadão-cliente, do controle por resultados, e da competição administrada.

F- É o contrário, o gerencialismo preza pela descentralização e pela especialização. O paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado nos princípios da confiança (ainda que limitada) e da descentralização das decisões, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções e incentivos à criatividade. A administração pública deve eliminar processos desnecessários. Decisões descentralizadas são mais rápidas, e mais “acertadas”.

O modelo gerencial de administração pública é uma abordagem moderna que busca otimizar a gestão de recursos públicos, melhorar o desempenho organizacional e aprimorar a prestação de serviços públicos. Aqui estão algumas de suas características principais:

  1. Descentralização: O modelo gerencial favorece a descentralização política e administrativa, permitindo maior flexibilidade e eficiência na tomada de decisões.

  1. Orientação para Resultados: Este modelo se concentra no alcance de resultados específicos e mensuráveis, em vez de apenas seguir procedimentos burocráticos.

  1. Uso de Indicadores de Desempenho: O modelo gerencial utiliza indicadores de desempenho para monitorar e controlar os resultados, permitindo uma avaliação mais precisa do desempenho organizacional.

  1. Ferramentas de Gestão Modernas: O modelo gerencial introduziu várias ferramentas de gestão modernas na administração pública, como a gestão da qualidade total, a terceirização de atividades de apoio e a reestruturação da máquina pública.

  1. Foco no Cidadão: Este modelo de administração está voltado para a satisfação do cidadão, buscando a excelência no atendimento e a melhoria contínua dos serviços públicos.

  1. Parcerias Público-Privadas: O modelo gerencial também promove a busca por parcerias público-privadas, visando a otimização dos recursos públicos.

É importante notar que, embora o modelo gerencial tenha contribuído significativamente para o aperfeiçoamento da gestão pública, ainda há espaço para melhorias, especialmente quando comparado à administração privada

O que você procura está procurando você.

@concurseiros.jm

[GABARITO: LETRA A]

(V) O modelo gerencial tem como principal objetivo orientar a Administração Pública em direção a valores de eficácia e qualidade na prestação dos serviços públicos, promovendo o desenvolvimento de uma cultura gerencial nas organizações, inspirada no setor privado.

(F) Uma das disfunções do modelo gerencial é o apego exagerado às normas e regulamentos internos, em que o servidor era mais valorizado por conhecer as regras e os procedimentos do que pelos conhecimentos técnico-profissionais.

(V) O modelo gerencial objetiva fortalecer e ampliar a autonomia da burocracia estatal, organizada em carreiras de Estado, valorizando o seu trabalho técnico e político. Isso visa permitir sua participação, junto aos políticos e à sociedade, na formulação e gestão das políticas públicas.

(F) O modelo gerencial caracteriza-se pela centralização, criação de novos níveis hierárquicos e pela padronização dos processos, visando garantir maior eficiência, controle e aprimoramento nos serviços públicos.

V, F, V, F.

GAB: A

  • GERENCIALISMO

Tem como características principais: controle por resultados “a posteriori”, maior autonomia e flexibilidade, descentralização, responsabilidade (accountability), participação social, transparência e eficiência..

* Combate o nepotismo e a corrupção, embora não seja necessária a utilização de mecanismos rígidos, podendo-se valer de instrumentos como indicadores de desempenho, controle de resultados, etc.

* É orientada para o cidadão, voltada para o consumidor e se concentra nas necessidades e perspectivas do cliente-cidadão.

* Recomenda a descentralização, com delegação de poderes, atribuições e responsabilidades para os escalões mais baixos.

* Valoriza os princípios de confiança e descentralização da decisão, utilizando formas flexíveis de gestão, descentralização de funções e incentivos à criatividade e inovação.

Na administração gerencial o foco primário é o cidadão.

 

LETRA A

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo