Considerando que o almoxarifado tem como uma das funções pri...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2448125 Administração de Recursos Materiais
Considerando que o almoxarifado tem como uma das funções principais o controle efetivo de todo o estoque, sua operação deve vir ao encontro dos objetivos de custo e de serviços pretendidos pela administração. Dessa forma, periodicamente, deve-se efetuar contagens físicas de seus itens de estoque e produtos em processo para:

I. Verificar discrepâncias, em valores monetários, entre o estoque físico e o estoque contábil.
II. Verificar discrepâncias, em quantidades, entre registro contábil e as quantidades reais nas prateleiras.
III. Apuração do valor total do estoque físico para efeito de balanços ou balancetes. Nesse caso, o inventário é realizado próximo ao encerramento do ano fiscal.
IV. Verificar discrepâncias, em valores monetários, entre registro contábil e as quantidades reais nas prateleiras. Nesse caso, o inventário é realizado no início do ano fiscal.

Está correto o que se afirma apenas em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

I. Essa alternativa é parcialmente correta. O inventário, de fato, revela discrepâncias entre o estoque físico e o contábil, mas o foco principal está nas quantidades dos itens, não apenas em seus valores monetários.

II. Bingo! Essa alternativa acerta em cheio a essência do inventário. Ao comparar os registros contábeis com a contagem física dos itens, o almoxarifado identifica discrepâncias em quantidades, revelando perdas, avarias, furtos ou até mesmo erros de lançamento.

III. Embora a apuração do valor total do estoque seja um resultado secundário do inventário, o objetivo principal reside na verificação das quantidades físicas dos itens armazenados. Isso significa que o inventário busca identificar discrepâncias entre os registros contábeis e a realidade presente no almoxarifado, revelando perdas, avarias, furtos ou erros de lançamento. A afirmação incorre em outro erro ao sugerir que o inventário deve ser realizado apenas próximo ao encerramento do ano fiscal. Na verdade, a periodicidade do inventário é flexível e deve ser definida de acordo com as necessidades da empresa, o tipo de itens armazenados e as exigências legais.

IV. Essa alternativa não se encaixa perfeitamente nos objetivos do inventário. Embora a verificação de discrepâncias monetárias seja um subproduto do processo, o foco principal reside na contagem física e na comparação de quantidades. Além disso, o inventário pode ser realizado em qualquer momento do ano, não apenas no início do ano fiscal.

Fonte: IA Gemini

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo