A teoria das três idades pode ser entendida como a sucessão ...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (2)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a B, que afirma que o arquivo permanente é definido como os conjuntos documentais custodiados em caráter definitivo em função do seu valor. Destes documentos se espera que o acesso seja predominantemente público e que desempenhem fundamentalmente uma função social, histórica e cultural.
Para compreender a questão, é fundamental entender a teoria das três idades dos documentos na Arquivologia:
- O arquivo corrente é composto por documentos frequentemente utilizados e necessários para as atividades rotineiras de uma organização. Eles permanecem próximos aos órgãos produtores.
- O arquivo intermediário é formado por documentos que ainda têm valor legal ou administrativo e podem ser eventualmente consultados, mas que não são requeridos com a mesma frequência dos arquivos correntes.
- O arquivo permanente, como descrito na alternativa B, contém documentos que possuem valor histórico, probatório ou informativo permanente, sendo preservados indefinidamente para uso público e pesquisa.
A alternativa B está correta porque captura a essência do arquivo permanente, destacando sua importância para a memória organizacional, histórica e cultural e o caráter definitivo de sua custódia. Outras alternativas abordam definições de outros estágios da vida dos documentos ou conceitos diferentes de gestão de arquivos, que não estão relacionados com a definição de arquivo permanente.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
B
O ciclo vital dos documentos ou a chamada teoria das três idades é dividida em:
Corrente: 1ª idade
Intermediário: 2ª idade
Permanente: 3ª idade
Já os valores dos documentos são divididos em valor primário ou administrativo e secundário ou histórico.
-O valor primário ou administrativo é vinculado a atividade e andamento (atividade corrente) ou que possam ser questionados em âmbito administrativo, legal ou jurídico (idade intermediária).
A fase corrente: alto valor primário.
A fase intermediária: baixo valor primário.
-O Valor secundário diz respeito ao valor histórico. Compreende a fase permanente - valor probatório ou informativo. São imprescritíveis.
Gab.: B
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo