Ao analisar o ativo de uma sociedade empresarial, o auditor ...
O referido software é utilizado para controlar a máquina, sem o qual ela não opera.
Nessa situação, o auditor deve verificar se os registros contábeis evidenciaram corretamente o registro no.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Na questão apresentada, estamos lidando com o tema central de classificação de ativos na contabilidade, mais especificamente sobre como registrar ativos que envolvem componentes físicos e intangíveis. A situação descrita exige do auditor uma compreensão adequada sobre as normas contábeis relacionadas ao registro de bens do imobilizado e intangível.
A alternativa correta é a Alternativa B: Imobilizado, no montante de $ 1000.
Justificativa da Alternativa Correta:
O ativo adquirido é uma máquina, que por definição é um bem tangível e, portanto, deve ser classificado como imobilizado. O software, embora seja um componente intangível, é essencial para o funcionamento da máquina. De acordo com as normas contábeis, quando software e hardware são inseparáveis para a operação do ativo, o custo do software é incluído no valor do ativo imobilizado. Assim, a máquina e o software são considerados uma única unidade de imobilizado, totalizando $ 1000.
Análise das Alternativas Incorretas:
Alternativa A: Imobilizado, com valor de $ 600 — Esta alternativa está incorreta porque desconsidera o custo do software necessário para o funcionamento da máquina. O valor total do ativo deve incluir o software, resultando em $ 1000.
Alternativa C: Intangível, com o total de $ 300 referente ao software necessário ao funcionamento da máquina — Esta alternativa está incorreta porque o software é parte integrante do ativo imobilizado e não deve ser separado como intangível. Ele é essencial para o funcionamento da máquina e, portanto, seu valor está incluído no imobilizado.
Alternativa D: Imobilizado, no valor de $ 300 e intangível no valor de $ 700 — Esta opção está incorreta, pois separa o software do imobilizado, enquanto ele deve ser incluído no valor total do ativo imobilizado como um único componente de $ 1000.
Alternativa E: Ativo circulante, no valor de $ 1000 — Esta alternativa é incorreta porque o ativo em questão é uma máquina, que é classificada como imobilizado e não como ativo circulante. Ativos circulantes são aqueles que são esperados serem convertidos em caixa ou consumidos dentro de um ano.
Compreender a classificação correta dos ativos e o tratamento de componentes intangíveis é essencial para uma auditoria eficaz. Essas habilidades ajudam a garantir que os registros contábeis reflitam fielmente a posição financeira da empresa.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Imobilizado total de 1.000
Softwares serão > EM REGRA > classificados como INTANGÍVEIS.
>> EXCETO quando forem PARTE INTEGRANTE DO HARDWARE, ou seja, quando o bem físico (imobilizado) não funciona sem o bem imaterial (software), este é considerado como uma parte sua e, portanto, o seu valor integrará o valor do imobilizado!
essa prova de Auditoria foi mais contabilidade do que auditoria propriamente dita.
Software, quando integra sistema operacional de máquina ou equipamento, ou seja, sem ele o equipamento não funciona, se incorpora no valor do imobilizado
Caso seja uma unidade que pode ser desassociada da máquina ou equipamento, será um ativo intangível
D - Ativo Imobilizado - Equipamentos ("inclui o software") - 1.000
C - Caixa - 1.000
Bons estudos!
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo