Uma fábrica mantém entre os diversos itens componentes de s...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q215815 Contabilidade de Custos
Uma fábrica mantém entre os diversos itens componentes de sua estrutura de gastos mensais os seguintes:

Imagem 009.jpg

Com base nessa informação é correto afirmar que
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

OS COMENTÁRIOS DA "LULU" SÃO MUITO CONSTRUTIVOS... SÃO MARAVILHOSOS... MELHOR IMPOSSÍVEL...!!!

CUSTO FIXO

Sabidamente, não existe custo ou despesa eternamente fixos: são isso sim, fixos dentro de certos limites de oscilação da atividade a que se referem, sendo que, após tais limites, aumentam, mas não de forma exatamente proporcional, tendendo a subir em “degraus”. Assim, o custo com a supervisão de uma fábrica pode manter-se constante até que se atinja,  por exemplo, 50% da sua capacidade; a partir daí, provavelmente precisará de um acréscimo (5,20 ou 80%) para conseguir desempenhar bem sua função.

Alguns tipos de custos podem mesmo só se alterar se houver uma modificação na capacidade produtiva como um todo, sendo os mesmos de 0 a 100% da capacidade, mas são exceções (como a depreciação, por exemplo).

Podemos começar por verificar que uma planta parada, sem atividade alguma, já é responsável pela existência de alguns tipos de custo e despesas fixos (vigia, lubrificação das máquinas, depreciação, etc...).

Exemplos: Mão-de-obra indireta, constas do telefone da fábrica, depreciação das máquinas da produção, aluguel do prédio utilizado para produção da fábrica, etc...

CUSTO VARIÁVEL

Em inúmeras empresas, os únicos custos realmente variáveis no verdadeiro sentido da palavra são as matérias-primas. Mesmo assim pode acontecer de o grau de consumo delas, em algum tipo de empresa, não ser exatamente proporcional ao grau de produção. Por exemplo, certas  industrias têm perdas no processamento da matéria-prima que, quando o volume produzindo é baixo, são altas, tendendo a diminuir percentualmente quando  a produção cresce.

  Pode a mão-de-obra direta, noutro exemplo, crescer  à medida que se produz mais, mas não de forma exatamente proporcional, devido à produtividade que tenderia a aumentar até certo ponto, para depois começar a cair.

Se o pessoal tem oito horas para produzir 60 unidades, quando normalmente levaria seis para tal volume, provavelmente   gastará   as  oito  horas  todas  trabalhando de forma um pouco mais calma (se não estiver o volume por hora condicionado por máquinas). Se o volume passar para 80 unidades, trabalharão as mesmas oito horas; se for de 90 unidades, talvez levem pouco mais de nove horas, em função do cansaço, que faz decrescer a produtividade.

Exemplos: Matéria prima, mão-de-obra direta, embalagens, energia elétrica (consumida na fabricação direta do produto)etc...

Custos Diretos  

Custos diretos a um objeto de custeio são os custos diretamente relacionados a esse objeto, isto é, que podem ser fácil e economicamente identificados ao objeto de custeio, sem qualquer rateio — entende-se por rateio a distribuição arbitrária dos custos que não são diretamente identificados e apropriados aos objetos de custeio.  
São exemplos de custos diretos aqueles com matéria-prima consumida e mão-de-obra dos operários — em algumas situações, a mão-de-obra pode ser um custo indireto. O salário do supervisor da produção corresponde a um custo indireto, por exemplo.
Em outras palavras, pode-se dizer que, em alguns casos, as parcelas de recursos são consumidas apenas por um tipo de produto, e esse fato é fácil e objetivamente identificado, seja devido à observação simples ou a sistemas automatizados, como controle eletrônico de vazão, quadros de distribuição de energia etc. Nesses casos, pode-se assumir que aquele produto é o responsável por aquela parcela de recurso consumido. A mensuração desse consumo se dá então de forma direta, daí à informação desse consumo de recurso se dá o nome de “custo direto”. Dessa forma, para gerar essa informação não é necessário nenhum tipo de aproximação ou julgamento sobre qual produto consome qual parcela de recursos, ou seja, não são necessárias distribuições arbitrárias, ou, como se chamam, “rateios”. Esse tipo de custo, por isso, é mais crivei por representar de forma mais objetiva e fidedigna a realidade sobre o consumo de recursos. 

Custos Indiretos

Custos indiretos a um objeto de custeio são aqueles que não podem ser identificados com o objeto de custeio de maneira economicamente viável, pois são comuns a dois ou mais objetos de custeio (áreas ou produtos). Os custos indiretos são alocados ao objeto de custo por meio de um método de alocação de custo denominado rateio. Logo, são aqueles que não oferecem condição de medida objetiva e dos quais qualquer tentativa de alocação tem de ser feita de maneira estimada e, algumas vezes, arbitrária. São exemplos de custos indiretos a depreciação, a manutenção, o seguro e o aluguel do parque fabril. 

CORRETA C
Só uma observação em relação ao comentário do colega Rafael Mendes:


o item V  é uma despesa e não um custo, visto que diz respeito ao contrato de seguro do prédio da ADMINISTRAÇÃO GERAL. Seria custo se fosse da fábrica.
 
Quanto a apropriação aos produtos:
Custos Diretos - são aqueles que podem ser apropriados diretamente aos produtos fabricados. Ex: Mão de obra direta, aço para fabricar chapas.
Custos Indiretos - são aqueles apropriados aos produtos fabricados mediante rateios ou estimativas, por não poderem ser identificados de forma precisa na composição dos custos dos produtos. Ex: mão de obra indireta, seguros e alugueis da fabrica, materiais indiretos.

Quanto ao nível de atividade:
Custos Fixos - são aqueles cujos valores são os mesmos qualquer que seja o voume de produção. Ex: aluguel da fábrica.
                    Fixos Repetitivos - o valor é igual em vários períodos. Ex: depreciação dos equipamentos
                    Fixos Não-repetitivos - o valor é diferente em cada período, muito embora não dependa da quantidade produzida. Ex: conta do telefone 
Custos Variáveis - são aqueles cujos valores se alteram em função do volume de produção da empresa, proporcionalmente.

Despesa - bem ou serviço consumido direta ou indiretamente para obtenção de receitas, e não utilizado na atividade produtiva. Ex: Comissão do vendedor, salário do pessoal do escritório de administração etc.


Questão
I - Taxa constante de energia elétrica  - CUSTO FIXO INDIRETO
II - Matéria Prima Consumida - CUSTO  DIRETO VARIÁVEL
III - Aluguel do galpão da fábrica - CUSTO FIXO INDIRETO
IV -  Depreciação de equipamentos ... - CUSTO FIXO INDIRETO
V - Contrato de Seguro do prédio da Administração geral - DESPESA

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo