Durante vários anos do regime militar, a ditadura editou nu...
Assinale, adiante, a alternativa que apresenta a afirmação correta relativamente a cargo público, conforme inscrito na Lei Federal n° 8.112/1990
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A questão em tela versa sobre disciplina de Direito Administrativo e a lei 8.112 de 1990.
Tal lei dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais.
Analisando as alternativas
Letra a) Esta alternativa está incorreta, pois dispõe o artigo 3º, da referida lei, o seguinte:
“Art. 3º Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.
Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.”
Logo, a expressão “em decorrência de inovação tecnológica”, contida nesta alternativa, não está de acordo com o previsto no artigo 3º, da lei 8.112 de 1990, elencado acima.
Letra b) Esta alternativa está incorreta, pelos motivos elencados no comentário referente à alternativa “a”. Ademais, deve-se frisar que a expressão “no momento de sua posse”, contida nesta alternativa, não está de acordo com o previsto no artigo 3º, da lei 8.112 de 1990, elencado acima. Por fim, vale salientar que, conforme o artigo 7º, da referida lei, “a investidura em cargo público ocorrerá com a posse.”
Letra c) Esta alternativa está incorreta, pois os cargos públicos são criados por lei, e não por decisão do Presidente da República, em casos de calamidade. Ademais, deve-se ressaltar que, conforme o Parágrafo único, do artigo 3º, da referida lei, “os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.” Logo, a expressão “ou, excepcionalmente, temporários”, contida nesta alternativa, não está de acordo com o que foi explanado e com o previsto na referida lei.
Letra d) Esta alternativa está correta e é o gabarito em tela, pois se transcreveu, nesta alternativa, o contido no Parágrafo único, do artigo 3º, da referida lei, elencado acima.
Letra e) Esta alternativa está incorreta, pois, conforme o artigo 4º, da referida lei, “é proibida a prestação de serviços gratuitos, salvo os casos previstos em lei.” Logo, via de regra, é proibida a prestação de serviços gratuitos, sendo excepcionados os casos previstos em lei.
Gabarito: letra "d".
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
GÊNERO = CARGO PÚBLICO
ESPÉCIES = CARGO DE PROVIMENTO EFETIVO E CARGO DE PROVIMENTO EM COMISSÃO (CARGO DE CONFIANÇA)
.. está correta a letra D, porém não concordo ser acessível o cargo público a todos os brasileiros; haja vista ter alguns pontos a serem observados para prestar-se ao assunto em questão. Uma criança brasileira terá acesso ao cargo ?
Mas, LEI é LEI; então está correto!
Art. 3o Cargo público é o conjunto de atribuições e responsabilidades previstas na estrutura organizacional que devem ser cometidas a um servidor.
Parágrafo único. Os cargos públicos, acessíveis a todos os brasileiros, são criados por lei, com denominação própria e vencimento pago pelos cofres públicos, para provimento em caráter efetivo ou em comissão.
PRF, um artigo nunca está isolado do seu conjunto, nesse caso a Lei 8.122/90. Assim sendo, sua resposta pode ser encontrada no Art. 5° e em outros mais na mesma Lei e também na CF/88.
Bons estudos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo