Durante a pandemia de COVID-19 um produto muito comercializa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2072395 Física
Durante a pandemia de COVID-19 um produto muito comercializado foi o álcool em gel, uma solução sanitizante para as mãos. Normalmente, o álcool em gel é feito com uma porcentagem de 70% de álcool etílico, água e emulsificantes, para ficar com a consistência de gel que conhecemos (maior densidade). O álcool puro ou 100% não é recomendado devido ao risco de incêndio. Um estudante foi obrigado a estudar algumas características físicas do álcool e realizou o seguinte experimento:
A - Pegou dois recipientes de vidro abertos denominados recipientes “A” e “B”;
B - Colocou 100mL de álcool em gel no recipiente “A” e 100mL de álcool puro no outro. Mediu a temperatura ambiente e anotou 26 oC;
C - Aguardou por uma hora e mediu os volumes de álcool em cada recipiente;
D - Em seguida trocou os recipientes por outros com o dobro de abertura e refez o experimento. Mediu a temperatura ambiente e anotou 26 oC.

A partir desses resultados, avalie as seguintes afirmações.
I - O recipiente com álcool a 100% teve maior variação de volume medido. II - A substância colocada em “A” teve maior volume final por ser menos volátil. III - Na etapa “D”, devido à maior superfície livre do líquido, a evaporação foi maior. IV - Nas duas etapas do experimento, o volume diminuiu devido à vaporização por sublimação.

Está correto apenas o que se afirma em 
Alternativas