A Amazônia é fundamental para o regime de chuvas, de ventos...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1951009 Física
A Amazônia é fundamental para o regime de chuvas, de ventos e do clima no Brasil. Não apenas a produção agrícola do país é dependente da água das chuvas, como também o sistema elétrico nacional é fortemente dependente da hidreletricidade. Portanto, a preservação da Amazônia é fundamental ao Brasil. Isso se deve muito em virtude do fenômeno dos “rios aéreos”, estudado por pesquisadores brasileiros como Antônio Nobre - que observa: "Na Amazônia, temos 5,5 milhões de quilômetros quadrados ocupados por florestas nativas, com aproximadamente 400 bilhões de árvores dos mais variados tamanhos. (...) Nós fizemos a conta, que também foi verificada de forma independente, e surgiu o incrível número de 20 bilhões de toneladas (ou 20 bilhões de litros) de água que são produzidos todos os dias pelas árvores da Bacia Amazônica".
Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-41118902
Em caráter de estimativa, vamos avaliar o efeito da umidade em termos calorimétricos. Suponha o experimento de calorimetria onde dois aquários vedados são utilizados. Em um deles (A) há ar seco e no outro (B) o ar é úmido em 80%. O ar seco tem calor específico de 1,005 kJ/kg K, ao passo que o ar úmido a 80% tem aumento de 2% em seu calor específico. 

Considere iguais as massas de ar que trocam calor em ambos aquários, e que ambos sistemas são aquecidos por uma fonte de 100W de calor ligada por 1h. Considere, ainda, que o calor dado ao interior do aquário não escapa para o meio externo. Despreze a capacidade térmica dos aquários. Assinale a alternativa que apresenta uma expectativa correta. 
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Potencia = energia/tempo = Q/t--> Q = P*t. Onde:

Q = m*c*T (energia térmica)

Segue que: T = P*t/m*c. Como a única variável da equação é a capacidade térmica, c, então podemos resumir dizendo que a variação de temperatura é inversamente proporcional a c. Analisando o caso em que a capacidade ganha um incremento de 2%:

TB ~ 1/cB = 1/(102/100 *cA) = TA/(102/100)

--> TB = 100*TA/102 e também TA = 102*TB/100

Por fim, expressando em percentual: TA = 102% de TB.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo