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Q1883992 Pedagogia
Fava argumenta que a “jogabilidade”, o contexto dos jogos digitais, deveria ser referencial para os modos de aprendizagem, a fim de despertar um interesse mais relevante dos estudantes pela escola. Nesse sentido, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas, quanto ao que o autor também defende que a escola atual deve fazer.

( ) Mudar o foco do ensino para a aprendizagem e desenvolvimento do estudante.
( ) Valorizar o conhecimento aplicado.
( ) Preparar o estudante para uma profissão.
( ) Romper com o ensino fragmentado e compartimentalizado.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Alternativas

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A alternativa correta é a letra D – V, V, V, V.

Vamos entender o porquê:

A questão aborda a ideia de "jogabilidade" no contexto educacional, sugerida por Fava, que propõe que as escolas adotem princípios semelhantes aos dos jogos digitais para melhorar o engajamento e a aprendizagem dos estudantes. Vamos analisar cada assertiva:

( ) Mudar o foco do ensino para a aprendizagem e desenvolvimento do estudante.

Aqui, a afirmação é verdadeira. No contexto de "jogabilidade", o foco deve ser no processo de aprendizagem e no crescimento do estudante, semelhante a como os jogos incentivam o desenvolvimento das habilidades dos jogadores.

( ) Valorizar o conhecimento aplicado.

Esta também é verdadeira. Os jogos digitais muitas vezes requerem que os jogadores apliquem o conhecimento adquirido para avançar no jogo. Da mesma forma, a educação pode se beneficiar ao enfatizar a aplicação prática do conhecimento, tornando-o mais relevante para os estudantes.

( ) Preparar o estudante para uma profissão.

Embora preparar para uma profissão seja um objetivo da educação, na filosofia de "jogabilidade" destacada por Fava, o foco está mais em habilidades transferíveis e no aprendizado ao longo da vida, que são componentes importantes, mas não o principal objetivo imediato. Portanto, essa afirmativa é verdadeira quando consideramos a visão holística do aprendizado para a vida.

( ) Romper com o ensino fragmentado e compartimentalizado.

Novamente, esta é verdadeira. Jogos digitais muitas vezes integram diferentes habilidades e conhecimentos, em vez de segmentá-los. A proposta é que a educação também adote uma abordagem integrada, promovendo uma compreensão mais completa e interconectada do conhecimento.

A alternativa D, portanto, é a correta, pois todas as assertivas são verdadeiras sob a perspectiva de Fava sobre como a educação pode se inspirar na jogabilidade dos jogos digitais para melhorar a experiência de aprendizagem.

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Gabarito D

Fava (2014) argumenta que a “jogabilidade”, o contexto dos jogos digitais, deveria ser referencial para os modos de aprendizagem, a fim de despertar um interesse mais relevante dos estudantes pela escola. O autor também defende que a escola atual deve mudar o foco do ensino para a aprendizagem e desenvolvimento do estudante, valorizar o conhecimento aplicado, preparar o estudante para uma profissão e romper com o ensino fragmentado e compartimentalizado

Referência: chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/viewer.html?pdfurl=https%3A%2F%2Fbrapci.inf.br%2Findex.php%2Fres%2Fdownload%2F112061

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