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A alternativa correta é a C - o saber ingênuo deve ser superado pelo saber produzido através do exercício da curiosidade epistemológica.
A questão aborda a perspectiva de Paulo Freire sobre a educação, expressa em sua obra "Pedagogia da Autonomia". Freire defende que o processo educativo deve ser pautado na busca por uma prática emancipatória que promova a autonomia dos alunos. O "saber ingênuo" mencionado no enunciado refere-se aos conhecimentos prévios e às experiências que os estudantes trazem para a sala de aula. Estes são reconhecidos como um ponto de partida valioso no processo de ensino-aprendizagem, porém não devem ser o ponto final.
Segundo Freire, a educação autônoma é um processo contínuo de questionamento e reflexão que leva à produção de um "saber crítico". Este processo é alimentado pela curiosidade epistemológica, ou seja, um interesse investigativo e analítico que impulsiona o indivíduo a buscar entender e atuar sobre o mundo de forma crítica e transformadora. Portanto, o saber ingênuo serve como um degrau para alcançar patamares mais complexos e profundos de compreensão.
A justificativa para a corretude da alternativa C está no fato de que a prática educativa deve visar à superação do saber inicial pelo aprofundamento crítico e investigativo, não se contentando em preservar o saber ingênuo como um fim em si mesmo, mas valorizando-o como uma etapa no caminho da construção do conhecimento. Assim, a alternativa "superado pelo saber produzido através do exercício da curiosidade epistemológica" é a que melhor expressa o pensamento de Freire e responde adequadamente ao tema proposto pela questão.
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Letra C
A pedagoga Cláudia respalda a sua prática na Pedagogia da Autonomia (Paulo Freire)
A relação conteúdo-forma, se pensada em termos do compromisso com as
aprendizagens dos/as estudantes, considera diferenças culturais, sociais e pessoais, sem
reafirmá-las como causa de desigualdade ou exclusão. As formulações de uma escola e
universidade progressistas materializam-se, então, por meio de uma prática pedagógica
assentada na atividade dos sujeitos da aprendizagem.
Para superar a feição transmissora dos conteúdos, cabe a nós, educadores/as,
assumirmos uma prática rigorosa e crítica. Rigorosa na prática de conhecer e crítica no
respeito ao “(...) saber ingênuo a ser superado pelo saber produzido através do exercício
da curiosidade epistemológica” (FREIRE, 1996, p. 63-71), contributo para a formação
dos estudantes.
A
preservado ,(ele deve ser superado, do contrario não haverá evolução do ser.)
B
considerado como produto final do ensino e aprendizagem escolar
C
superado pelo saber produzido através do exercício da curiosidade epeistemológica
D
considerado como ponto de partida e de chegada na aprendizagem assistemática escolar
E
motivo de exclusão no processo de ensinar e aprender (deve-se sair de algo lugar, nesse caso, do saber ingênuo, para prosseguir, e não excluir. )
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