Existem diversos fatores que determinam a satisfação e a in...
As opções a seguir apresentam os fatores que conduzem à extrema satisfação no trabalho, à exceção de uma. Assinale-a.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa correta: B - Supervisão.
A questão aborda um tema central à Gestão de Pessoas dentro da Administração Geral, que é a compreensão dos fatores que influenciam a satisfação no trabalho. Para responder a esta questão, é necessário ter conhecimento sobre as teorias de motivação no ambiente de trabalho, em especial, a Teoria dos Dois Fatores de Herzberg. Segundo essa teoria, existem dois tipos de fatores que impactam a motivação dos funcionários: os fatores higiênicos (ou extrínsecos) e os fatores motivacionais (ou intrínsecos).
Os fatores higiênicos estão relacionados com o ambiente de trabalho e incluem aspectos como políticas da empresa, supervisão, condições de trabalho, salário, segurança no trabalho e relações interpessoais. Estes não proporcionam satisfação em si, mas a sua ausência pode levar à insatisfação. Por outro lado, os fatores motivacionais estão ligados ao conteúdo do trabalho em si e incluem a realização, o reconhecimento, a possibilidade de crescimento e o exercício de responsabilidade. Estes estão diretamente relacionados ao que o trabalho significa para o indivíduo e podem levar a uma extrema satisfação quando atendidos.
A alternativa B - Supervisão, é a correta porque refere-se a um fator higiênico, e não a um fator motivacional. Enquanto uma supervisão adequada pode evitar a insatisfação, ela por si só não leva a uma extrema satisfação. Isso se deve ao fato de que a supervisão não está intrinsecamente ligada ao trabalho que o indivíduo realiza, mas sim ao contexto no qual o trabalho é executado.
As outras alternativas, como Realização (A), Reconhecimento (C), Possibilidade de crescimento (D) e Exercício de responsabilidade (E), são todos fatores motivacionais que estão diretamente ligados ao conteúdo do trabalho e ao que o funcionário realiza, podendo assim levar a uma extrema satisfação no ambiente de trabalho.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito: b
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó
--
Teoria dos 2 fatores de Herzberg
Fatores motivadores: levam à motivação. Voltados aos fatores internos da pessoa. Ex.: crescimento pessoal, conteúdo do trabalho, exercício da responsabilidade, reconhecimento e realização.
Fatores higiênicos ou de manutenção: voltados ao meio externo, o contexto. Ex.: salários, relacionamentos pessoais, condições de trabalho/ambientais, supervisores, segurança e políticos da empresa.
GABARITO: LETRA B
Teoria de Dois Fatores de Herzberg (Bifatorial) – há dois conjuntos de fatores que afetam a motivação: o binômio motivação-higiene
A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, portanto o nome da teoria: dois fatores!
Fatores motivacionais seriam os relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade. Herzberg disse que quando estes fatores motivacionais não existem, as pessoas são neutras em relação à motivação (não ficam motivadas nem desmotivadas). Mas quando estes fatores estão presentes geram um alto nível de motivação no profissional.
Fatores higiênicos influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos. Dentre estes fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.
ATENÇÃO ! No caso da organização que forneça bons salários, boas condições de trabalho e segurança, ela pode gerar um ambiente harmônico, mas não necessariamente um ambiente altamente motivador. Prestem bem atenção nisso: o salário não é fator motivacional! A relação interpessoal também não é motivadora! Ou seja, nem dinheiro nem pessoas motivam os funcionários.
FONTE: Professor Vinícius Ribeiro/Prof. Carlos Xavier/Rodrigo Rennó
GAB B
A teoria dos dois fatores de Frederick Herzberg é uma das mais importantes no estudo da Administração. A teoria basicamente diz que os fatores que levam à satisfação são diferentes dos que levam à insatisfação, portanto o nome da teoria: dois fatores ou bifatorial.
Os FATORES MOTIVACIONAIS seriam aqueles relacionados com necessidades do mais alto nível, como o reconhecimento das pessoas, o conteúdo do trabalho, a possibilidade de crescimento profissional e de aprendizagem e o exercício da responsabilidade.
Já os FATORES HIGIÊNICOS influenciam a insatisfação, ou seja, podem gerar insatisfação se forem negativos, mas não geram satisfação se forem positivos! Dentre estes fatores estão relacionados: condições de trabalho, remuneração, segurança, relações pessoais, políticas da empresa e supervisão.
FONTE: MEUS RESUMOS
OBS: VENDO MEUS RESUMOS (Whatsapp: 87996271319)
Pensei: Ninguém gosta de ser supervisionado. Vou de ''B''.
Mas pera aí, o que é essa letra ''E'' que eu nunca vi? Hummm, vou de ''E''.
Errei.
É justamente pela motivação está atrelada ao ganho de responsabilidades, na organização, que a opção ´´supervisão´´ se configurará como incorreta. Se vc está trabalhando em uma empresa e ganha responsabilidades sem necessidade de supervisão isso mostra que a organização te acha competente para a atividade em questão e isso gera MOTIVAÇÃO. ( ou seja confiança em vc msm/ fator intrínseco/interior)
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo