As características gerais da alimentação de animais carnívor...
As características gerais da alimentação de animais carnívoros, herbívoros e onívoros devem ser consideradas no momento do planejamento da dieta. Em relação ao tema, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:
( ) Canídeos apresentam mecanismos eficientes de adaptabilidade ambiental e, embora sejam considerados carnívoros por excelência, a maioria dos canídeos apresenta-se como onívoros oportunistas, estando adaptados a consumir alimentos tanto de origem vegetal quanto animal.
( ) Felídeos são classificados como animais estritamente carnívoros, metabolicamente adaptados a dietas com altos teores proteicos, e apresentam a necessidade de suplementação dietética de taurina, ácido araquidônico, vitamina A e niacina, devido à baixa capacidade ou incapacidade de sintetizar tais nutrientes.
( ) Herbívoros ruminantes podem ser categorizados como seletivos, não seletivos ou intermediários. As espécies não
seletivas são adaptadas ao consumo de forrageiras com maior concentração de carboidratos solúveis, enquanto os
animais seletivos são adaptados à digestão de forrageiras com alto teor de carboidratos estruturais.
( ) Iguanas e tartarugas são animais categorizados como onívoros, entretanto apresentam sua anatomia e fisiologia digestiva adaptadas ao consumo de alimentos de origem animal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a D - V – V – F – F.
No contexto da questão, é importante entender as características alimentares dos animais carnívoros, herbívoros e onívoros. Para resolver a questão, precisamos identificar as afirmações verdadeiras e falsas com base no conhecimento sobre a dieta e a fisiologia digestiva desses grupos.
Comentando cada afirmativa:
1) Canídeos como onívoros oportunistas: Esta afirmativa é verdadeira. Apesar de serem classificados tradicionalmente como carnívoros, muitos canídeos têm uma dieta bastante flexível, sendo capazes de consumir alimentos de origem vegetal e animal. Isso os caracteriza como onívoros oportunistas, adaptando-se a diferentes disponibilidades de alimento no ambiente.
2) Felídeos como estritamente carnívoros: Esta afirmativa é verdadeira. Felídeos, como os gatos, são carnívoros obrigatórios, o que significa que suas dietas naturais são altamente dependentes de proteínas animais. Eles realmente necessitam de suplementação de nutrientes como taurina, ácido araquidônico, vitamina A e niacina, pois não conseguem sintetizá-los adequadamente a partir de fontes vegetais.
3) Herbívoros ruminantes e a digestão de carboidratos: Esta afirmativa é falsa. Em ruminantes, os que são não seletivos se alimentam de uma gama ampla de vegetais e possuem adaptações para digerir forrageiras com alto teor de carboidratos estruturais, como a celulose. Já os seletivos escolhem partes mais nutritivas das plantas, que podem conter carboidratos mais solúveis.
4) Iguanas e tartarugas como onívoros: Esta afirmativa é falsa. Iguanas são principalmente herbívoras, enquanto muitas tartarugas também preferem uma dieta baseada em plantas. Suas anatomias e fisiologias digestivas são mais adaptadas ao consumo de matéria vegetal, não de alimentos de origem animal, o que contradiz a afirmação.
Espero que este comentário tenha ajudado a esclarecer a questão e a compreender melhor o tema abordado. Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Oi, tudo bem?
Gabarito: D
Bons estudos!
-Quem ESTUDA tem em suas mãos o poder de TRANSFORMAR não só a própria vida, como também das pessoas que lhe cercam.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo