Assinale a alternativa correta, segundo o texto:
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A) O crescimento deverá ser em torno de 3,5% para solucionar o problema da mão-de-obra disponível (Errada)
Um crescimento na ordem de 3,5% NÃO é o suficiente para fazer frente aos reclames da nossa mão de obra disponível.
B) A reforma da legislação trabalhista não estimulará a criação de empregos, essa é a opinião da maioria dos sindicalistas, empresários e economistas brasileiros. (Errada)
“É impressionante que essa legislação não tenha sido reformada desde a época que foi criada por Getúlio Vargas”, critica o economista Gustavo Franco, que foi presidente do Banco Central no primeiro governo Fernando Henrique.
Franco é um dos que defendem uma legislação mínima, para proteger os trabalhadores de menor renda, e a negociação livre entre patrões e empregados para os restantes.
“O emprego precisa ficar barato para a empresa. Caso contrário ele não acontece”, afirma.
O economista Edward Amadeo, ministro do Trabalho no governo Fernando Henrique, concorda. “O Brasil precisa de uma reforma trabalhista profunda. Temos um grau de regulação muito elevado, com restrições ao emprego temporário, restrições à demissão, restrições ao uso da hora extra.”
Walter Barelli, que também foi ministro do Trabalho, também diz que é preciso mudar a legislação, mas defende a mudança da base de cálculo dos encargos sociais da folha de pagamento para o valor adicionado das empresas. Assim, a empresa não teria mais vantagem em não registrar o empregado.
C) Redução mais acentuada dos juros e programas mais específicos de estímulo ao emprego são medidas emergenciais para tentar minimizar o problema do desemprego no Brasil, segundo as duas principais forças sindicais do país. (Correta)
D) A redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais e o governo assumindo o custo dessa mudança, é uma medida emergencial que pode dar certo. (Errada)
O presidente da Força Sindical, Paulo da Silva, o Paulinho, defende a redução da jornada de 44 para 40 horas semanais, com o custo da mudança sendo dividido entre governo e empresas.
E) O FGTS criou um sistema flexível que restringe as demissões no Brasil (Errada)
Mas Barelli discorda que existam restrições à demissão no Brasil. “O FGTS criou o sistema mais flexível do mundo. O trabalhador pode ser demitido a qualquer momento”, afirma.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo