Sobre a investigação diagnóstica e a condução de casos de pa...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2278069 Medicina
As informações a seguir contextualizam a questão. Leia-as atentamente.


A sarcoidose é uma doença sistêmica, de etiologia desconhecida, caracterizada pela presença anatomopatológica de granulomas de células epitelioides não caseosos. A apresentação clínica e o prognóstico da sarcoidose são extremamente variáveis, englobando um complexo de várias síndromes. Além disso, não existem achados patognomônicos para o seu diagnóstico, que deve ser estabelecido por uma associação de achados.
Sobre a investigação diagnóstica e a condução de casos de pacientes com sarcoidose, analise as afirmativas a seguir.

I. Na tomografia de tórax, os achados mais característicos da doença incluem linfonodomegalia hilar/mediastinal, opacidades nodulares/micronodulares e opacidades nodulares confluentes com broncogramas aéreos.

II. Muitos pacientes com sarcoidose não necessitam de tratamento farmacológico, como naqueles com doença em estádio I, com ou sem eritema nodoso, evoluindo com resolução espontânea da doença.

III. No momento do diagnóstico da sarcoidose, os pacientes devem ser avaliados com eletrocardiograma; Holter de 24h; e, ecocardiograma.

De acordo com as orientações das Diretrizes de Doenças Pulmonares Intersticiais da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, está correto o que se afirma em
Alternativas