Na maior incursão militar da China este ano [2022], aviões ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2114321 Atualidades
Na maior incursão militar da China este ano [2022], aviões militares do país fizeram exercícios dentro do espaço aéreo de X. Os testes aconteceram na segunda-feira (30.mai) e elevaram ainda mais a tensão entre os dois países, que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou na semana passada que defenderá X no caso de uma invasão chinesa.
(G1 – http://glo.bo/3tM914w – Adaptado – Publicado em 31.mai.2022. Acesso em 15.jun.2022)
A notícia mostra a tensão entre a China e
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A incursão militar da China no espaço aéreo de Taiwan é uma demonstração de força da China e uma forma de pressionar Taiwan a se submeter à sua soberania.

A declaração do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, de que defenderá Taiwan no caso de uma invasão chinesa, também aumenta a tensão entre os dois países. A China considera Taiwan uma província rebelde e ameaça usar a força para reunificar a ilha com o continente. A tensão entre a China e Taiwan é um dos principais conflitos geopolíticos do mundo.

Resposta: C

Gabarito do Professor: C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

letra c

Outro foco de divergência é sobre a questão da ilha de Taiwan, que a China considera uma província rebelde e quer reintegrar ao país.

O governo chinês em Pequim tem pressionado militar, econômica e diplomaticamente Taiwan para atingir seu objetivo de longo prazo de “Uma China”: um único país unificado, incluindo a ilha. Mas Taiwan recebe apoio internacional, sobretudo, dos Estados Unidos. A situação da ilha tem sido usada de forma estratégica para os EUA pressionarem a China no cenário das disputas geopolíticas entre esses dois países.

Em setembro de 2022, as tensões entre os dois países se elevaram com a viagem da Presidente da Câmara dos Representantes (Câmara dos Deputados) dos EUA, Nancy Pelosi, à ilha de Taiwan. Atualmente, ela é a principal voz do Legislativo americano. A parlamentar sempre defendeu uma atitude dura dos Estados Unidos em relação à China.

A China vê as visitas de autoridades americanas à Taiwan como um sinal encorajador para o campo pró independência na ilha democrática e autogovernada. Pequim considera Taiwan parte de seu território e nunca renunciou ao uso da força para colocar a ilha sob seu controle. Taiwan rejeita as reivindicações de soberania da China e diz que apenas seu povo pode decidir o futuro da ilha.

fonte: estrategiaconcursos

Na maior incursão militar da China este ano, aviões militares do país fizeram exercícios dentro do espaço aéreo de Taiwan.

Os testes aconteceram na segunda-feira (30) e elevaram ainda mais a tensão entre China e Taiwan, que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, afirmou na semana passada que defenderá no caso de uma invasão chinesa.

Segundo o Ministério da Defesa de Taiwan, o exercício da China foi feito com 30 aeronaves, entre eles 22 caças.

A China alega que Taiwan faz parte de seu território e, por isso, tem soberania sobre a ilha. No último ano, os exercícios militares chineses em espaço aéreo de Taiwan têm aumentado, embora o desta semana tenha sido um dos maiores até agora.

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2022/05/31/china-faz-exercicios-militares-em-espaco-aereo-de-taiwan.ghtml

Eu acertei, mas confesso que me pareceu ter uma pegadinha na questão, já que Taiwan sequer é considerado um país. O que vocês acham?

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo