A companhia ARGOS aprovou, no final de 2013, uma política de...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q386118 Contabilidade Geral
A companhia ARGOS aprovou, no final de 2013, uma política de vendas que garante reparos a clientes que reclamarem, em até nove meses a partir da data de compra, de mercadorias adquiridas com defeito. No fechamento dos relatórios contábil- financeiros referentes ao exercício de 2013, a companhia estimou que, se todas as mercadorias vendidas apresentassem pequenos defeitos, teria que arcar, em 2014, com um gasto de garantias no valor de R$ 4.000.000. Caso esses defeitos fossem grandes, os gastos chegariam a R$ 16.000.000, valor igual ao custo corrente das mercadorias na data do balanço de 2013. Com base em experiências anteriores, a companhia estima que somente 10% das mercadorias apresentem pequenos defeitos e apenas 2% das mercadorias apresentem grandes defeitos.

Tendo como referência essa situação hipotética, para que a companhia ARGOS elabore os relatórios contábil-financeiros de 2013 de acordo com os pronunciamentos técnicos do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, ela deverá
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

CPC 25 – Provisões, Passivos Contingentes e Ativos Contingentes


39. As incertezas que rodeiam o valor a ser reconhecido como provisão são tratadas por vários meios de acordo com as circunstâncias. Quando a provisão a ser mensurada envolve uma grande população de itens, a obrigação deve ser estimada ponderando-se todos os possíveis desfechos pelas suas probabilidades associadas. O nome para esse método estatístico de estimativa é “valor esperado”. Portanto, a provisão será diferente dependendo de a probabilidade da perda de um dado valor ser, por exemplo, de 60 por cento ou de 90 por cento. Quando houver uma escala contínua de desfechos possíveis, e cada ponto nessa escala é tão provável como qualquer outro, é usado o ponto médio da escala.


“Desse modo, quando a provisão envolve uma grande população de itens, a obrigação deve ser estimada ponderando-se todos os possíveis desfechos pelas suas probabilidades associadas (método do valor esperado). “  Prof. Ricardo J. Ferreira, p. 406, Contabilidade Básica.


Resolução:

-Para pequenos defeitos: 4.000.000 x  10% = 400.000

-Para grandes defeitos: 16.000.000 x 2% = 320.000

Assim, o valor esperado do custo das reparações é 720.000 .


Desse modo, reconhecemos a provisão de 720.000 e divulgamos em notas explicativas.


gab: C

Questiono qual ponto na redação do enunciado informa que a probabilidade de perda (para pagar a garantia) está mais para provável do que para possível. Isso é que determinará se será provisão ou passivo contingente

tbm questiono

Respondendo a Flávia e o Philippe: A ESTIMATIVA que a empresa faz, por meio de seus analistas (advogados, contadores, etc.) torna aquele evento "PROVÁVEL" de ocorrer. Vejamos na questão "...a companhia estimou que, se todas as mercadorias vendidas apresentassem..."

Espero ter contribuído.

CPC-25 - Média ponderada para efetivar a Provisão

4M x 10% = 400mil

1,6M x 2% = 320 mil

-------------------------------

Provisão = 720mil

Bons estudos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo