A presença de adenomegalias são queixas frequentes no ambul...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O tema central da questão é a avaliação de adenomegalias, que são linfonodos aumentados, muito comuns em pediatria. Para resolver essa questão, é essencial conhecer a localização e as características normais e anormais dos linfonodos nas crianças, bem como as situações que exigem investigação mais detalhada.
A alternativa D é a correta: "linfonodos de consistência aumentada, sem sinais inflamatórios em região epitroclear e poplítea, devem ser investigados para a possibilidade de neoplasias".
Justificativa para a alternativa correta: Linfonodos em regiões como epitroclear e poplítea não são normalmente palpáveis em crianças saudáveis. Quando a consistência desses linfonodos é aumentada, sem sinais inflamatórios (como vermelhidão, dor ou calor), isso pode ser um indicativo de condições mais graves, como neoplasias (tumores), e por isso exigem investigação.
Análise das alternativas incorretas:
A. "Linfonodos palpáveis em região supra clavicular, poplítea e ilíaca são comumente achados normais em escolares": Isso é incorreto. Linfonodos palpáveis em regiões como supraclavicular e poplítea não são considerados normais e devem ser investigados.
B. "Devem-se investigar linfonodos palpáveis com diâmetro de até 2,0 cm na região cervical bilateral de ocorrência frequente": Linfonodos cervicais podem ser palpáveis em crianças, especialmente durante infecções, mas diâmetros maiores de 1 cm geralmente já justificam investigação. O limite de 2,0 cm é elevado para normalidade.
C. "Adenopatias supra clavicular e epitroclear são comuns na infância": Isso está incorreto. Adenopatias nessas regiões não são comuns e precisam de investigação, pois podem indicar doenças mais sérias.
E. "Linfonodos cervicais e inguinais de até 2,0 cm são anormais quando encontrados até a idade de 12 anos": Na verdade, linfonodos cervicais e inguinais de até 1-2 cm podem ser normais em crianças em resposta a infecções. O importante é avaliar a consistência e outros sintomas associados.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo