Conforme entendimento de CHIAVENATO, administração , com pes...
Conforme entendimento de CHIAVENATO, administração , com pessoas e:
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (0)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: B
A questão aborda o entendimento de Idalberto Chiavenato sobre a administração com pessoas, enfatizando a importância de uma visão moderna e humanizada da gestão. Chiavenato é um dos autores mais renomados em Administração, e ele defende que as pessoas são um sujeito ativo no processo organizacional, fundamental para a tomada de decisões e para a execução das ações empresariais.
Vamos agora analisar as alternativas:
Alternativa A: "Uma nova visão do processo como recurso organizacional, um objeto servil, sendo as pessoas parte da inovação." - Incorreta. Esta alternativa descreve as pessoas como um "objeto servil", o que contraria a visão de Chiavenato, que valoriza o papel ativo das pessoas na organização.
Alternativa B: "Fundamentalmente uma nova visão como sujeito ativo e provocador das decisões, empreendedor das ações." - Correta. Esta alternativa está alinhada com o entendimento de Chiavenato, que vê as pessoas como protagonistas, ativas e empreendedoras dentro do contexto organizacional.
Alternativa C: "Um sujeito provocador, um recurso organizacional ou mero sujeito passivo do processo." - Incorreta. Embora mencione que a pessoa pode ser um "sujeito provocador", ao classificá-la também como "mero sujeito passivo", a frase contradiz a visão central de Chiavenato.
Alternativa D: "Um agente proativo, sujeito passivo do processo do recurso organizacional de pessoas." - Incorreta. Novamente, mistura conceitos de proatividade com passividade, o que não reflete a visão de Chiavenato sobre a importância das pessoas como agentes ativos.
Alternativa E: "Uma nova visão, mas como um objeto servil, fundamentalmente como um recurso organizacional." - Incorreta. Descreve as pessoas como "objeto servil", o que é incompatível com a abordagem humanizada e estratégica de Chiavenato.
Chiavenato destaca que a nova abordagem administrativa vê as pessoas não apenas como recursos organizacionais, mas como elementos centrais e ativos no processo de decisão e inovação. As alternativas incorretas falham ao reduzir o papel das pessoas a meros recursos ou posições passivas, algo que contraria a moderna visão de gestão de pessoas.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo