Gráfico – Brasil: compromisso na expansão da área das tec...
Fonte: Telles et al. Desenvolvimento da agricultura de baixo carbono no Brasil. Brasília: Ipea, 2021. p.30. (Texto para Discussão, n.2638)
Em 2009, o Brasil se comprometeu com a redução das emissões de gases efeito estufa (GEE) e instituiu a Política Nacional sobre Mudança do Clima (PNMC). Em 2010, foi elaborado o Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura (Plano ABC). O gráfico apresenta o compromisso e a expansão de área em relação a certas práticas fomentadas pelo Plano ABC. No que tange às ações mais amplas do Plano ABC, após uma década de implementação, analise os itens a seguir:
I. A maior expansão de área relativa e absoluta se deu na integração produtiva;
II. As metas de expansão (em hectares) e de mitigação (em CO2 equivalente) são equivalentes em termos percentuais e foram todas cumpridas pelo Brasil; e
III. Os principais gargalos encontram-se na recuperação de pastagens e no tratamento de dejetos animias.
Está correto o que se afirma em
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
A afirmação I está correta, pois a expansão de área relativa e absoluta da integração produtiva foi a maior dentre as ações do Plano ABC. Em 2023, a área com integração produtiva era de 19,5 milhões de hectares, o que representava 77% do compromisso inicial de 25 milhões de hectares.
A afirmação II está incorreta, pois as metas de expansão (em hectares) e de mitigação (em CO2 equivalente) não são equivalentes em termos percentuais. A meta de expansão de área foi cumprida em 77%, mas a meta de mitigação foi cumprida em apenas 53%.
A afirmação III está correta, pois os principais gargalos do Plano ABC encontram-se na recuperação de pastagens e no tratamento de dejetos animais. A recuperação de pastagens é uma ação complexa e cara, e o tratamento de dejetos animais ainda é um desafio para muitos produtores rurais.
Portanto, a resposta correta é (C), I e III, apenas.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo