O diálogo deve estar presente na avaliação formativa, pois p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q558604 Pedagogia
O diálogo deve estar presente na avaliação formativa, pois professor e aluno devem refletir juntos a respeito do objeto do conhecimento.

Avaliação classificatória forma sujeitos críticos e analíticos, além de capacitá-los para enfrentar as competições impostas pela sociedade.


Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A avaliação formativa se diferencia da avaliação classificatória em diversos aspectos, um dos mais importantes é a presença do diálogo. Na avaliação formativa, o diálogo entre professor e aluno é essencial, pois é por meio dessa interação que ambos refletem conjuntamente sobre o objeto de conhecimento. Isso contribui para que o aluno construa significados e compreenda o conteúdo de maneira mais profunda.

Por outro lado, a avaliação classificatória tem um caráter mais competitivo e é frequentemente utilizada para ranquear os alunos. Embora possa estimular o desenvolvimento de habilidades para enfrentar competições, ela nem sempre favorece a formação de sujeitos críticos e analíticos. Essa característica está mais associada à avaliação formativa, que estimula o pensamento crítico e a análise reflexiva.

Portanto, a afirmação de que a avaliação classificatória forma sujeitos críticos e analíticos e os capacita para enfrentar as competições impostas pela sociedade é incorreta. A essência da avaliação formativa é que deveria ser atribuída a esse papel. O gabarito correto é E - Errado.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: ERRADO

FUNÇÕES DA AVALIAÇÃO


De acordo com os estudos de Bloom (1993) a avaliação do processo ensino-aprendizagem, apresenta 3 tipos de funções: diagnóstica (analítica), formativa (controladora) e somativa (classificatória).


A) A AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (ANALÍTICA) é adequada para o inicio do o período letivo, pois permite conhecer a realidade na qual o processo de ensino-aprendizagem vai acontecer. O professor tem como principal objetivo verificar o conhecimento prévio de cada aluno, tendo como finalidade de constata os pré-requisitos necessários de conhecimento ou habilidades imprescindíveis de que os estudantes possuem para o preparo de uma nova etapa de aprendizagem.


B) A AVALIAÇÃO FORMATIVA (CONTROLADORA) é aquela que tem como função controlar, devendo ser realizada durante todo o período letivo, com o intuito de verificar se os estudantes estão alcançando os objetivos propostos anteriormente. Esta função da avaliação visa, basicamente, avaliar se o aluno domina gradativamente e hierarquicamente cada etapa da aprendizagem, antes de avançar para outra etapa subsequente de ensino-aprendizagem.


C) A AVALIAÇÃO SOMATIVA (CLASSIFICATÓRIA), tem como função básica a classificação dos alunos, sendo realizada ao final de um curso ou unidade de ensino. Classificando os estudantes de acordo com os níveis de aproveitamento previamente estabelecidos.


Fonte: http://www.pedagogia.com.br/artigos/funcoes_avaliacao/index.php?pagina=2

Esse CESPE! Começa com o item com a ideia de errada e depois muda o rumo cara correta. Pegadinha do Malandro. Item errado

Quem faz isso é a avaliação Formativa ( controladora)

FUNÇÃO DIAGNÓSTICA : É realizada no início do processo para direcionar o trabalho do professor. Nessa fase são estudados e levantados os conhecimentos prévios dos alunos para que o professor possa verificar como colocará em prática o seu planejamento, de forma a atender as características dos alunos.
FUNÇÃO FORMATIVA OU PROCESSUAL : É realizada durante o processo para acompanhar o desenvolvimento dos alunos. A função formativa proporciona ao professor e aos estudantes as informações necessárias para corrigir as possíveis falhas, estimulando todos a continuarem o trabalho. Nessa fase encontra-se o famoso feedback que reorienta os envolvidos em suas tarefas de forma positiva.
FUNÇÃO SOMATIVA (CLASSIFICATÓRIA):  É realizada no final do processo, classificando os alunos quanto ao nível de desenvolvimento. Esta fase oferece também as informações necessárias para o registro das atividades que foram desempenhadas pelos alunos.

Quando a avaliação é realizada como instrumento de classificação acaba instituindo as hierarquias, reforçando assim as desigualdades entre os alunos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo