A liderança é essencial em todas as funções da administração...
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (4)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: E - Autocrática – liberal – democrática.
No estudo da liderança, é fundamental compreender que líderes podem adotar diferentes estilos ao lidar com suas equipes, cada qual com suas características e implicações na dinâmica do grupo e nos resultados alcançados. Esses estilos são moldados segundo a forma como o líder se comporta em relação aos seus liderados, variando em termos de controle, liberdade e participação concedida à equipe.
O estilo autocrático é marcado por uma liderança centralizadora, onde o líder detém todo o controle sobre as decisões e processos, geralmente com pouca ou nenhuma entrada dos liderados. Já o estilo liberal, também conhecido como laissez-faire, caracteriza-se por uma abordagem de liderança mais mãos-livres, onde os liderados têm maior liberdade para tomar decisões e realizar o seu trabalho. Por fim, o estilo democrático envolve uma liderança participativa, onde o líder busca a opinião e a contribuição dos membros da equipe nas decisões, promovendo um sentimento de colaboração e compartilhamento de responsabilidade.
A alternativa E está correta porque captura efetivamente esses três estilos amplamente reconhecidos na literatura de liderança. Esses estilos podem ser adaptados e mesclados por líderes na prática, mas cada um oferece um ponto de partida teórico para entender como o comportamento do líder pode afetar uma equipe.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
TEORIA DOS 3 ESTILOS DE LIDERANÇA
AUTOCRÁTICA
Apenas o líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo;
O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;
O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;
O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
DEMOCRÁTICA
As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;
O próprio grupo esboça as providências e as técnicas para atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates;
A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;
O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.
O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios.
LIBERAL
Há liberdade completa para as decisões grupais ou individuais, com participação mínima do líder;
A participação do líder no debate apenas materiais variados ao grupo, esclarecendo que poderia fornecer informações desde que as pedissem;
Tanto a divisão das tarefas, como a escolha dos companheiros, fica totalmente a cargo do grupo. Absoluta falta de participação do líder;
O líder não faz nenhuma tentativa de avaliar ou de regular o curso dos acontecimentos;
O líder somente faz comentários irregulares sobre as atividades dos membros quando perguntado.
Gabarito E
TIPO DE LIDER
· Autocrático (centralizador – diretivo – autoritário): o líder centraliza as decisões e impor suas ordens ao grupo.
· Democrático: o líder toma as decisões em conjunto com liderados. PRESENÇA DOS LÍDER
o CONSULTIVO: O líder PEDE A OPINIÃO aos subordinados antes de tomar a decisão.
o PARTICIPATIVO: Funcionários PARTICIPAM não só com a opinião, mas DECIDEM CONJUNTAMENTE com o líder.
· Liberal (Laissez-faire): total liberdade aos liderados para a tomada de decisão. SEM A PRESENÇA DO LÍDER.
- Os 3 estilos de WHITE E LIPPITT.
a) Liderança Autocrática: Não há delegação ou participação dos liderados, o líder é quem centraliza a tomada de decisões, impondo ordens e traçando diretrizes. Gera nos subordinados insatisfação, frustração, etc. Resultado: Gera maior produtividade.
b) Liderança Democrática: Os liderados participam da tomada de decisões. O grupo é que decide. O líder é um membro normal do grupo. Gera satisfação, responsabilidade, integração, etc. (Pode ser participativa ou consultiva). Resultado: Gera maior nível de satisfação e um bom nível de produtividade (quantidade) e um nível superior de qualidade.
c) Liderança Liberal: Laissez-Faire – “deixar fazer”. O líder delega totalmente a tomada de decisões aos liderados. O líder não exerce qualquer tipo de controle sobre as atividades. A liderança é meramente consultiva. Resultado: não trouxe qualquer vantagem, geram péssimos níveis de produtividade.
Não existe o melhor estilo de liderança – existe a liderança certa para cada situação.
Os 3 estilos são
Autocrática= participação ZERO dos subordinados em decisões. O Líder é uno em todas as tomadas de decisão.
Demotrática= há participação dos subordinados e é dividida e: a)consultiva= o líder consulta seus liderados, mas toma sua decisão, atendendo ou não a opinião dos liderados; b) participativa= o líder ouve as opiniões e atende aquilo que o TODO decidiu.
Liberal= pouca participação do líder; decompromissado com resultados e metas; nessa o líder é consultado apenas algumas vezes pelos seus subordinados. No entanto, a liderança ta delegada aos subordinados.
Gabarito: E.
Primeiro é necessário entender que o enfoque da questão é a teoria comportamental! Essa teoria buscou analisar a liderança não pelas características dos líderes, mas pelo seu comportamento em relação aos seus subordinados. Observe a passagem final do enunciado. Daí a divisão nesses três estilos:
- O líder autocrático seria aquele que controla mais rigidamente seus empregados;
- O líder democrático seria aquele que contaria com a participação de sua equipe na tomada de decisões (sendo o consultivo e o participativo uma subdivisão desse estilo);
- A liderança liberal (ou laissez-faire) exige pouco ou nenhum controle do líder sobre seus empregados. Teria somente um papel consultivo, de um esclarecedor de dúvidas e de fornecedor dos recursos para as tarefas.
Fonte: Comunidade QC + anotações pessoais.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo