No que se refere à Idade Contemporânea e ao período que abra...
Em consequência à Primeira Guerra Mundial, o continente europeu passou por uma profunda transformação geopolítica, devido ao fim de grandes impérios, como o alemão, o austro-húngaro, o russo e o turco-otomano.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (3)
- Comentários (6)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Resposta: Certo
A Primeira Guerra Mundial, que ocorreu entre os anos de 1914 e 1918, foi um marco na história contemporânea que ocasionou profundas mudanças na estrutura geopolítica da Europa. Este conflito resultou no desmantelamento de quatro grandes impérios:
- Império Alemão: A Alemanha, após sua derrota, foi obrigada a assinar o Tratado de Versalhes, que impôs severas restrições territoriais e econômicas ao país.
- Império Austro-Húngaro: Este império multicêntrico se desintegrou em vários estados-nacionais, em grande parte devido às tensões nacionais internas exacerbadas pela guerra.
- Império Russo: A Rússia, após a guerra e em meio ao caos interno, passou pela Revolução de 1917, que levou ao colapso do regime czarista e ao estabelecimento da União Soviética.
- Império Turco-Otomano: Com seu declínio já em andamento, a guerra acelerou sua desintegração, resultando no surgimento de novas nações no Oriente Médio e na criação da República da Turquia.
Portanto, a afirmação é correta ao indicar que a Primeira Guerra Mundial foi um divisor de águas na geopolítica europeia, com o fim de grandes impérios e o redesenho das fronteiras nacionais.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
fim de grandes impérios?
Gab: certo
O Império Alemão (em alemão: Deutsches Reich,[1][2] também chamado por Kaiserlich Deutsches Reich ou Kaiserreich por alguns historiadores alemães ) foi um Estado, na região da atual Alemanha, governado pela Casa de Hohenzollern. Existiu desde a sua consolidação como Estado-nação em janeiro de 1871 (Unificação Alemã) até à abdicação do cáiser Guilherme II em novembro de 1918, após a derrota na Primeira Guerra Mundial; Este extinto estado é tido como a cópia perfeita da Roma Antiga, mais precisamente pela existência de seus reis vassalos.
[Wikipédia].
bons estudos.
Não entendi porque do Império Alemão nessa história. Ser derrotado, ou mesmo por ter havido mudança de governo, pode ser motivo para falarmos de fim do Império Alemão?
Com a vitória da Tríplice Entente (Reino Unido, França e Rússia) e assinatura de tratados de paz, os Impérios Centrais Alemão, Austro-Húngaro e Otomano entraram em colapso e passaram por processos de fragmentação. O Império Russo também perdeu território que acabaram tornando-se independentes após a derrota da Alemanha (Tratado de Paz de Brest-Litovski em 1918). Assim, Finlândia, Estônia, Letônia e Lituânia viraram Estados.
Bielorrússia e Ucrânia foram anexadas ao território russo, formando a URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). A independência dos países aconteceria só em 1991, com o fim da União Soviética.
Com o Tratado de Versalhes, em 1919, o Império Alemão foi obrigado a devolver a Alsácia-Lorena para a França. As antigas colônias alemãs também foram cedidas a França e Reino Unido. O regime monárquico foi substituído pela República de Weimar em 1919.
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/07/26/primeira-guerra-fez-imperios-sumirem-confira-mapa-antes-e-depois-do-conflito.htm#fotoNav=3
Pós-1918 se estabelece a República de Weimar na Alemanha, que dura até 1933.
Airton, falar que a Alemanha permaneceu sendo um Império após 1918 é o mesmo que dizer que o Brasil permaneceu sendo império após 1889.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo