Com base na teoria da educação bancária, julgue o próximo it...
Os objetivos da educação bancária incluem libertar o aluno da opressão.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (2)
- Comentários (9)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito: E - errado
A teoria da educação bancária é um conceito desenvolvido pelo educador brasileiro Paulo Freire, um dos principais autores em pedagogia do século XX. Este conceito é abordado no livro "Pedagogia do Oprimido", onde Freire critica o modelo de educação tradicional, caracterizando-o como "bancário". Neste modelo, o conhecimento é visto como um depósito que os professores fazem nos alunos, que são meros receptáculos passivos deste saber. A crítica se dá porque tal abordagem não promove uma compreensão crítica da realidade pelos alunos, mas sim a memorização e a repetição.
Portanto, a alternativa correta é E - errado, porque, segundo Paulo Freire, a educação bancária não tem como objetivo libertar o aluno da opressão. Pelo contrário, esta forma de educação tende a perpetuar as estruturas de poder existentes, mantendo o aluno em uma posição de submissão e passividade. A libertação do aluno é um dos objetivos da pedagogia freiriana, mas é alcançada através de uma educação problematizadora, dialógica e participativa, que encoraja o pensamento crítico e a ação transformadora, não por meio da educação bancária.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Paulo Freire faz uma crítica à Educação Bancária, na visão freiriana, esse modelo de educação parte do pressuposto que o aluno nada sabe e o professor é detentor do saber. Criando-se então uma relação vertical entre o educador e o educando. O Educador, sendo o que possui todo o saber, é o sujeito da aprendizagem, aquele que deposita o conhecimento. O educando, então, é o objeto que recebe o conhecimento. A educação vista por essa ótica tem como meta, intencional ou não, a formação de indivíduos acomodados, não questionadores e submetidos à estrutura do poder vigente.
A escola e os educadores bancários servem ao objetivo dos dominadores que é impedir a formação de uma educação que seja libertadora, autônoma e emancipatória.
http://www.profjuliososa.com.br/2013/02/professor-julio-sosa-comomencionei-em.html
ERRADO. É justamente ao contrário. Na educação bancária o aluno não tem essa liberdade, o professor é quem deposita os conteúdos.
ERRADA. EDUCAÇÃO BANCÁRIA = EDUCAÇÃO LIBERAL = MANTER O STATUS QUO, PELA SUBMISSÃO ALUNO-PROFESSOR = CONTEÚDO DESPROVIDO DE CRITICIDADE = EDUCAÇÃO ALIENANTE. ASSIM, NÃO SE PODE FALAR DE LIBERTAÇÃO.
Os objetivos da educação bancária incluem libertar o aluno da opressão.
Questão ERRADA
É justamente o contrário.
É justamente o contrário.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo